ZooKids: um relato de atividade extensionista para o ensino da zootecnia a crianças
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel06Abstract
Muitas crianças não conhecem certos animais em função de viverem na cidade, portanto permitir o contato dessas crianças com animais da fazenda é proporcionar novas experiências, com novos cheiros, novas realidades e novos sons. Sabe-se que a estimulação precoce das crianças contribui para o seu aprendizado futuro, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. Neste relato, o objetivo é descrever a atividade de educação infantil voltada para o esclarecimento sobre a profissão do Zootecnista e a produção animal que foi desenvolvido em Lavras, Minas Gerais, no âmbito do projeto de extensão intitulado "ZooKids", realizado pelo grupo PET Zootecnia da Universidade Federal de Lavras. O projeto visa discutir o conhecimento sobre a criação animal e suas peculiaridades. A atividade foi desenvolvida no Departamento de Zootecnia, envolvendo setores de avicultura, cunicultura, ovinocultura e suinocultura. As crianças aprenderam sobre o correto manejo dos animais, como a alimentação é preparada, seu fornecimento e algumas características dentro de cada espécie visitada. Concluiu-se que a experiência foi satisfatória, verificando-se o relato das escolhas envolvidas ao projeto, além de relatos positivos por parte dos pais dos alunos que realizaram a visita ao departamento de Zootecnia da UFLA.
Downloads
References
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.
DECROLY, J. O. Textos selecionados. In: DUBREUCQ, F. Jean-Ovide Decroly. Tradução de Carlos Alberto Vieira Coelho, Jason Ferreira Mafra, Lutgardes Costa Freire, Denise Henrique Mafra. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. 156 p. (Coleção Educadores).
DOTTI, J. Terapia e animais: atividade e terapia assistida por animais – práticas para organizações, profissionais e voluntários. São Paulo: PC Editorial, 2005.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.
FARACO, C. B. Interação humano-animal. Ciência veterinária nos trópicos, Recife, v. 11. p. 31-35, abr. 2008. Disponível em: http://www.rcvt.org.br/suplemento11/31-35.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.
FIGUEIREDO, M. do A. C de. et al. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Extensão Cidadã, João Pessoa, v. 2, p. 1-12, 2006.
GADOTTI, M. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL, 1., 2000, Anais... Évora: Editora da Universidade de Évora, 2000.
GARCIA, A. O emprego de animais na terapia infantil. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 26, p. 75-79, 2000.
LEVINSON, B. M. Pets and human development. Springfield, Illinois: Charles C. Tomas, 1972.
STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.