Gincana Popneuro instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência

instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência

Authors

  • Lucas Nunes de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Franciele Dorneles Casarotto Universidade Federal do Pampa
  • Liane da Silva de Vargas Universidade Federal do Pampa
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel05

Abstract

Os avanços da neurociência na área da educação têm contribuído para modificar o cenário do ensino-aprendizagem entre alunos e professores. O ensino de assuntos que relacionam o sistema nervoso com o cotidiano vivenciado desperta nos alunos um maior interesse e motivação sobre essa ciência. Esse trabalho relata uma ação do programa de extensão POPNEURO, realizada em 2015, que teve por objetivo disseminar e popularizar a neurociência, divulgando o conhecimento científico por meio de abordagens lúdicas, proporcionando uma descontração no momento da aprendizagem. A gincana POPNEURO, elaborada pelos membros do programa, foi realizada em quatro escolas no município de Uruguaiana-RS, com alunos entre 10 e 13 anos de idade. As atividades abordaram assuntos explanados nas ações em sala de aula e contaram com seis tarefas recreativas. Os resultados se mostraram satisfatórios, visto que a forma de atividade lúdica despertou o interesse dos alunos sobre neurociência, tornando-se um instrumento de ensino facilitador, além de promover a popularização da neurociência no âmbito escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Nunes de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Undergratuate student in Dentistry, Federal University of Pelotas, State of Rio Grande do Sul, Brazil.

Franciele Dorneles Casarotto, Universidade Federal do Pampa

Graduated in Physiotherapy, Federal University of Pampa, Uruguaiana Campus, State of Rio Grande do Sul, Brazil.

Liane da Silva de Vargas, Universidade Federal do Pampa

PhD Student in Biological Sciences (Physiology), Federal University of Rio Grande do Sul, Brasil; assistant professor of the Federal University of Pampa, State of Rio Grande do Sul, Brazil. 

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa

PhD in Biological Sciences (Physiology), University Federal of Rio Grande do Sul, Brazil; associate professor at theFederal University of Pampa, State of Rio Grande do Sul, Brazil.

References

ALVARENGA S. P. Contribuição da neurociência no processo de ensino-aprendizagem em alunos com paralisia cerebral. 2012. 39 f. Monografia de Conclusão de Curso (Especialização) – Faculdade Integrada, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde, Brasília: MS, 2007. 160 p.

BURMESTER, A. Gincana estudantil de integração do IFSC Canoinhas. Caminho aberto, Florianópolis, Ano 2, n. 2, jan-jun. 2015. Disponível em: http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/1577. Acesso em: 15 maio 2018.

DALLABONA, S. R.; MENDES S. M. S. O lúdico na educação infantil. Rev. Divulg. Téc.-Cient. ICPG, Florianópolis, v. 1, n. 4, p. 107-112, jan./mar., 2004. Disponível em: https://conteudopedagogico.files.wordpress.com/2011/02/o-ldico-na-educao-infantil.pdf. Acesso em: 15 maio 2018.

DAS, J. P.; KAR, B. C.; PARRILA, R. K. Cognitive Planning: the psychological basis of intelligent behavior. New Delhi: Sage Publications, 1996. 202 p.

DAVOGLIO, R. S. et al. Extensão universitária: uma experiência positiva de educação em saúde no assentamento Luiz Nunes, Casa Nova-BA. Extramuros, Petrolina, v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/viewArticle/661. Acesso em: 15 maio 2018.

DEMARZO, M. M. P.; AQUILANTE, A. G. Saúde escolar e escolas promotoras de saúde. In: Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. v. 3. Porto Alegre, RS: Artmed; Pan- Americana, 2008. p. 49-76.

ESPÍNDOLA, R. A. et al. O lúdico no processo ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG – CEPE, 1., 2014, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: UFG, v. 1, 2014. p. 1-9. Disponível em: http://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/9566/6677. Acesso em: 30 mar. 2018.

FADEL, C. B.; ALVES, F. B. T.; FILLUS, T. M. Gincana intelectual: instrumento de ação extensionista para educação em saúde. Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 106-115, 2015. Doi: 10.14393/REE_v14n12015_rel02.

FILIPIN, G. et al. Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 10, p. 69-76, 2014. Disponível em: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1098. Acesso em: 10 abr. 2018.

FILIPIN, G. et al. Despertando a curiosidade de escolares sobre o cérebro por meio de visitas semanais de estudantes de neurociência à escola. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 100-112, 2015. Doi: 10.16923/reb.v13i2.553.

FONSECA, V. da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300014. Acesso em: 10 abr. 2018.

LORBIESKI, R.; RODRIGUES, L. S. S.; D’ARCE, L. P. G. Trilha meiótica: o jogo da meiose e das segregações cromossômica e alélica. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 25- 33, 2010. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_927bc61a068946669405feebcc34e2e1.pdf. Acesso em: 10 abr. 2018.

LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. Tradução de Ricardo Juarez Aranha. São Paulo: EDUSP, 1981. 346 p.

ORTEGA, F. Neurociências, neurocultura e autoajuda cerebral. Interface, Botucatu, v. 13, n. 31, p. 247-260, out.-dez. 2009. Doi: 10.1590/S1414-32832009000400002.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Caderno CEDES, Campinas, v. 29, n. 79, set.-dez., 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n79/04.pdf. Acesso em: 12 abr. 2018.

RIZZI, L.; HAYDT, R. C. Atividades lúdicas na educação da criança. 7. ed. São Paulo: Ática, 2004. 94 p.

RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educ. Soc. [online], Campinas, ano XXII, n. 76, p. 232-257, out. 2001. Doi: 10.1590/S0101- 73302001000300013.

SCHMITT, F. E. et al. Gincana recreativa: uma atividade para estimular o conhecimento. Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 3, n. 4, p. 55-61, 2011. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/127. Acesso em: 10 maio 2018.

SILVA, T. R. O lúdico no ensino de Ciências da Natureza: Gincana Água e Energia. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 7 n. 1, p. 3-7, jan.-jun. 2017. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/ view/629. Acesso em: 12 maio 2018.

Published

2019-02-17

How to Cite

CASTRO, L. N. de; CASAROTTO, F. D.; VARGAS, L. da S. de; MELLO-CARPES, P. B. Gincana Popneuro instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência: instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 157–170, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/42639. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)