Compartilhando experiências no ensino de ciências na educação básica

Autores

  • Laura Barcelos Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, membros do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis/UNIPAMPA).
  • Rithiele Gonçalves Universidade Federal do Pampa
  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel04

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino, Professores, Tecnologia, Escola.

Resumo

A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da experimentação no ensino das Ciências na educação básica são meios de implementação da interdisciplinaridade e favorecem o aprendizado dos alunos, pois um mesmo assunto pode ser trabalhado de diferentes formas e em diferentes contextos. Além de proporcionar momentos de compartilhamento de ideias e formulação de novos conceitos, uma das grandes contribuições da contextualização de assuntos da atualidade é a maior participação do aluno nas discussões e diálogos, uma vez que ele percebe a presença do tema no seu cotidiano. Considerando o exposto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada em uma etapa do Programa de Extensão para Capacitação de Docentes para Difusão da Fisiologia por meio do uso TICs e da experimentação, realizado com professores de Ciências da rede pública de educação básica de Uruguaiana-RS, no período de janeiro a novembro de 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rithiele Gonçalves, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, membros do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis/UNIPAMPA).

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Campus Uruguaiana/RS)

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS

Fisioterapeuta. Formação Pedagógica - Habilitação Anatomia e Fisiologia Humana. Mestrado em Fisiologia. Doutorado em Fisiologia. Pós-doutorado em Neurofisiologia (KUL - Bélgica)

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

BARCELOS, L.; GONÇALVES, R.; MELLO, E. M. B.; MELLO-CARPES, P. B. Compartilhando experiências no ensino de ciências na educação básica. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 12, n. 2, p. 141–152, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/22102. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)