Projeto menino passarinho: o cuidado com a infância
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20790Abstract
O Projeto Menino Passarinho foi desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a ONG Estação Vida. O trabalho foi realizado através da interface entre a Psicologia Clínica, a Comunitária e a Educação. O projeto, que objetivou o cuidado e a atenção direcionados à infância, foi realizado no Bairro Shopping Park, onde as crianças estão sujeitas a várias condições de risco. Foram realizados dezesseis encontros com quatro grupos de, aproximadamente, oito crianças, com idades entre 6 e 9 anos. Nos encontros semanais, foram coordenadas oficinas com temas disparadores. Contamos com a criação de um espaço lúdico em que as crianças tinham oportunidade de brincar e se relacionar em grupo, desenvolvendo o reconhecimento do outro e o respeito pelas diferenças. A técnica principal de intervenção foi o diálogo e a escuta ativa. Concluímos que, a partir do trabalho, as crianças desenvolveram uma identidade grupal que proporcionou suporte emocional, uma maior organização afetiva em relação a elas mesmas e aos outros. Por fim, compreendemos que a Psicologia Clínica Comunitária com crianças é um campo ainda pouco explorado e, em função disso, o caminho construído ao longo da prática proporcionou às crianças a reflexão da realidade, além de suporte para a construção do si mesmas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Aline Ferreira Rosa, Layla Raquel Silva Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.