O uso do diagnóstico rápido participativo (DRP) como metodologia de projetos de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20780Keywords:
Diagnóstico, Interdisciplinaridade, ExtensãoAbstract
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a utilização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como metodologia utilizada em projetos de extensão universitária. Para alcançar o objetivo proposto utilizamos como base empírica de análise o trabalho desenvolvido pela equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP/UFV) junto a Associação dos Pequenos Agricultores de Taquarassú no município de Paula Cândido em Minas Gerais. Nessa experiência, ocorrida em 2007, o DRP foi considerado importante para se levantar as demandas, os problemas, e as informações de natureza qualitativa como base para elaborar estratégias de ação, além de garantir aos agricultores(as) a problematização de sua própria realidade. As técnicas do DRP forneceram várias informações sobre a realidade da produção, a relação da Associação com o poder público local, a organização atual do trabalho e da produção e o cotidiano e a rotina de trabalho dos associados. Todas estas informações foram utilizadas para a construção de um planejamento participativo em conjunto com os agricultores. As conclusões apontam para a importância da dimensão participativa adotada na metodologia e sua capacidade de envolver todos os atores de um processo na construção das alternativas cabíveis.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Alan Ferreira de Freitas, Alair Ferreira de Freitas, Marcelo Miná Dias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.