Educação ambiental em curso de formação continuada para docentes do ensino básico - Uberlândia (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n12009-20432Keywords:
Educação Ambiental. Formação Continuada. Educação.Abstract
O propósito desse artigo é mostrar a importância em se trabalhar Educação Ambiental em cursos de extensão com foco na formação continuada, uma vez que o tema é abordado de forma ineficaz nos cursos de formação inicial de professores. Para tanto, apresentamos e analisamos o Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Básico da Universidade Federal de Uberlândia, implantado em 2006 com continuidade em 2008, focalizando uma de suas atividades, a saber, o curso do eixo temático Meio Ambiente e Saúde, como, também, os resultados de uma pesquisa feita em 2007 com os alunos desse curso. Essa pesquisa teve como objetivos: avaliar a atuação do profissional da educação no desenvolvimento da temática ambiental nas escolas em que atuam; detectar a contribuição do referido curso na tomada de consciência, reflexão e formação de hábitos e ações práticas, no sentido de garantir a preservação dos recursos naturais e, assim, propiciar novas vivências ambientais do homem com a natureza, com vistas à compreensão e tratamento ético da questão ambiental.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Adriana Silva Mello, Silma Rabelo Montes, Luís de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.