Grêmio estudantil e a democratização de direitos
contribuições da psicologia escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77661Palavras-chave:
Direitos humanos, Grêmio estudantil, Educação básica, Psicologia escolarResumo
Este artigo aborda as áreas temáticas de educação, direitos humanos e psicologia escolar, no contexto de uma ação extensionista vinculada à atividade de ensino de uma universidade estadual do Paraná (PR), realizada em uma escola pública de educação básica do mesmo Estado. O estudo envolve uma prática de acadêmicas da área de psicologia escolar, cujo objetivo foi promover reflexões a partir de uma perspectiva crítica. Nesse contexto, participaram cinco estudantes do ensino médio, atuantes no Grêmio Estudantil escolar, refletindo sobre suas funções em relação aos direitos humanos e à escola pública. A intervenção abrangeu três encontros, nos quais foram desenvolvidas dinâmicas de grupo e rodas de conversa, com os seguintes temas: “Escola ideal e real, o que eu tenho com isso?”; “Grêmio estudantil e democratização escolar”; e “Função social da escola e o grêmio estudantil, potencializando direitos”. As atividades possibilitaram ampliar conhecimentos científicos, enriquecer os debates, estimular questionamentos e vislumbrar estratégias para fortalecer a função social e a participação efetiva do grêmio estudantil em uma escola democrática. Ressalta-se a importância de um trabalho continuado, em parceria com a psicologia, visando à valorização do Grêmio como representante do coletivo estudantil na defesa da educação de qualidade e da emancipação humana.
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