Grêmio Estudantil e a democratização de direitos
contribuições da Psicologia Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77661Palabras clave:
Direitos Humanos. Grêmio Estudantil. Educação Básica. Psicologia Escolar.Resumen
O texto aborda as áreas temáticas de Educação, Direitos Humanos e Psicologia Escolar, numa explanação de uma extensão universitária, vinculada à atividade de ensino de uma Universidade Estadual do Paraná, a qual foi concretizada em uma escola pública de educação básica desse mesmo Estado. Abarca, portanto, a realização de uma prática de acadêmicos da área de Psicologia Escolar, que objetivou promover reflexões, numa perspectiva crítica, com cinco estudantes do Ensino Médio, do e sobre o Grêmio Estudantil, referentes às suas funções em relação aos direitos humanos e à escola pública e democrática. A intervenção abrangeu três encontros, contemplando dinâmicas de grupo, rodas de conversa com temas tais como: “Escola ideal e real, o que eu tenho com isso?”; “Grêmio Estudantil e Democratização escolar”; “Função social da escola e o Grêmio Estudantil, potencializando direitos”. A partir das atividades foi possível ampliar os conhecimentos científicos, enriquecer o debate com os estudantes, ampliar os questionamentos e visionar estratégias acerca da função social e efetiva participação do Grêmio estudantil numa escola democrática. É essencial um trabalho continuado, em parceria com a Psicologia, com maior promoção desse representante do coletivo estudantil, em defesa de uma educação de qualidade e em prol da emancipação humana.
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Referencias
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