Grêmio estudantil e a democratização de direitos

contribuições da psicologia escolar

Autores

  • Solange Pereira Marques Rossato Universidade Estadual de Maringá
  • Nathalia Ramin Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Vitória de Oliveira Balestero Núcleo Regional de Educação de Maring´á

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77661

Palavras-chave:

Direitos humanos, Grêmio estudantil, Educação básica, Psicologia escolar

Resumo

Este artigo aborda as áreas temáticas de educação, direitos humanos e psicologia escolar, no contexto de uma ação extensionista vinculada à atividade de ensino de uma universidade estadual do Paraná (PR), realizada em uma escola pública de educação básica do mesmo Estado. O estudo envolve uma prática de acadêmicas da área de psicologia escolar, cujo objetivo foi promover reflexões a partir de uma perspectiva crítica. Nesse contexto, participaram cinco estudantes do ensino médio, atuantes no Grêmio Estudantil escolar, refletindo sobre suas funções em relação aos direitos humanos e à escola pública. A intervenção abrangeu três encontros, nos quais foram desenvolvidas dinâmicas de grupo e rodas de conversa, com os seguintes temas: “Escola ideal e real, o que eu tenho com isso?”; “Grêmio estudantil e democratização escolar”; e “Função social da escola e o grêmio estudantil, potencializando direitos”. As atividades possibilitaram ampliar conhecimentos científicos, enriquecer os debates, estimular questionamentos e vislumbrar estratégias para fortalecer a função social e a participação efetiva do grêmio estudantil em uma escola democrática. Ressalta-se a importância de um trabalho continuado, em parceria com a psicologia, visando à valorização do Grêmio como representante do coletivo estudantil na defesa da educação de qualidade e da emancipação humana.

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Biografia do Autor

  • Solange Pereira Marques Rossato, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; estágio de pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; professora na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

  • Nathalia Ramin Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Especialista em Psicopatologia e Saúde Mental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil.

  • Vitória de Oliveira Balestero, Núcleo Regional de Educação de Maring´á

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; psicóloga educacional no Núcleo Regional de Educação de Maring´á, Paraná, Brasil.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

ROSSATO, Solange Pereira Marques; SILVA, Nathalia Ramin; BALESTERO, Vitória de Oliveira. Grêmio estudantil e a democratização de direitos: contribuições da psicologia escolar. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 69–85, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77661. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77661. Acesso em: 21 dez. 2025.