Experiência como tutora na formação em direitos humanos e diversidades

Autores

  • Valquiria de Azevedo Rosa Faculdade de Ampére

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77608

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos (EDH), Diversidade sexual e de gênero, Comunicação Não Violenta (CNV), Tutoria

Resumo

Este texto trata-se de um breve relato sobre minha experiência enquanto tutora em uma atividade de extensão, especificamente no Curso de aperfeiçoamento “Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos”, com duração de seis meses, destinado a professores/as e demais profissionais em atuação na educação básica em todo o Brasil. A participação resultou em uma apresentação de trabalho no evento “Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos e Diversidades com profissionais da Educação Básica”, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na modalidade remota, bem como o curso supracitado. Este relato e o trabalho apresentado estão voltados para a experiência riquíssima que a tutoria me proporcionou ao participar de todas as atividades, especialmente ao ler, interagir, pontuar e ter contato com a diversidade de conhecimento, ideias e opiniões tão únicas e subjetivas. Com elas, pude desmistificar algumas crenças e preconceitos, ambos atrelados à falta de conhecimento sobre diversidade sexual e de gênero, bem como a experiência na tentativa de resolução de conflitos aplicando os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valquiria de Azevedo Rosa, Faculdade de Ampére

    Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva pela Faculdade de Ampére, Paraná, Brasil; tutora da graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Referências

CAMARGO, F. F.; GOMES, G. A. S. Diversidade sexual e de gênero e direitos da mulher: conhecer para combater distorções negadoras de direitos. In: GOMES, G. C.; DIAS, M. J. S.; RODRIGUES, V. M. (org.). Curso de aperfeiçoamento de educação em direitos humanos e diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos. Uberlândia: PROEXC/UFU, 2025. p. 10-88.

MIRANDA, F. J. S. Comunicação não violenta, cultura de paz nas escolas e o poder da comunicação fundamentada em direitos humanos. In: GOMES, G. C.; DIAS, M. J. S.; RODRIGUES, V. M. (org.). Curso de aperfeiçoamento de educação em direitos humanos e diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos. Uberlândia: PROEXC/UFU, 2025. p. 11-60.

UFU. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Edital PROEXC nº 135/2023: seleção de profissionais tutores para cursos de aperfeiçoamento a distância – RENAFOR. Uberlândia: PROEXC/UFU, 2023. Disponível em: https://cead.ufu.br/processo-seletivo/2023/07/processo-seletivo-tutores-para-atuar-em-curso-de-educacao-especial. Acesso em: 26 jun. 2025.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

ROSA, Valquiria de Azevedo. Experiência como tutora na formação em direitos humanos e diversidades. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 197–203, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77608. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77608. Acesso em: 5 dez. 2025.