Extensão universitária, educação básica e a educação em direitos humanos

relato de experiência do projeto “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos”

Autores

  • Laila Lavrador Carneiro Universidade Federal de São Paulo
  • Flávia Alexandra dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Francisca Rodrigues de Oliveira Pini Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77604

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Extensão universitária, Educação básica, Infância, Adolescência

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto de extensão “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos”, desenvolvido pela Unifesp, no Campus Baixada Santista/Instituto Saúde e Sociedade. A iniciativa tem como objetivo promover espaços de escuta, reflexão e ação coletiva com crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas da Baixada Santista (SP), a partir da práxis libertadora na educação popular. O projeto incorpora o entendimento de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, buscando incentivar a sua participação ativa na articulação de saberes e na transformação de suas realidades. Para isso, articula a educação em direitos humanos com círculos de cultura sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, incentivando o conhecimento dos direitos fundamentais da legislação, o fortalecimento da autonomia e a valorização da participação social. A proposta surge do compromisso com uma formação que ultrapassa os muros da universidade e se conecta às vivências concretas dos territórios. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto promove o diálogo e articulações de saberes entre as crianças, adolescentes e extensionistas do projeto, contribuindo para a construção de práticas educativas emancipatórias e para a qualificação da formação profissional e cidadã.

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Biografia do Autor

  • Laila Lavrador Carneiro, Universidade Federal de São Paulo

    Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo, Brasil; bolsista de iniciação científica, financiada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Escola de Conselhos do Estado de São Paulo, Brasil.

  • Flávia Alexandra dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

    Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo, Brasil; representante discente na Comissão de Curricularização da Extensão no curso de Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

  • Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Universidade Federal de São Paulo

    Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal de São Paulo, Brasil; coordenadora do Projeto de Extensão "Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos", do Projeto de Extensão "Quilombagem e escola: da memória à história pública" e da "Coordenadoria de projetos e acompanhamentos pedagógicos".

Referências

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MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Reginaldo Rangel. São Paulo: Boitempo, 2013.

UNIFESP. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Boletim “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos”. In: Projeto de Extensão do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias – GCAF. Coordenação de Francisca Rodrigues Pini. Santos: Unifesp, Campus Baixada Santista, 2025. Disponível em: https://www.facebook.com/gcaf.unifesp. Acesso em: 26 jul. 2025.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

CARNEIRO, Laila Lavrador; SANTOS, Flávia Alexandra dos; PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira. Extensão universitária, educação básica e a educação em direitos humanos: relato de experiência do projeto “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos”. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 109–119, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77604. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77604. Acesso em: 22 dez. 2025.