Direitos humanos e diversidade étnico-racial na Amazônia
o papel extensionista do NEABI-Óbidos na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77590Palavras-chave:
Educação antirracista, Direitos humanos, Diversidade étnico-racialResumo
Este relato de experiência apresenta as ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Óbidos, entre 2021 e 2023, voltadas à promoção dos direitos humanos e da diversidade étnico-racial na educação básica. Frente ao apagamento histórico das comunidades quilombolas e à narrativa oficial da cidade amazônica de Óbidos (PA), centrada na herança colonial portuguesa, o NEABI desenvolveu atividades como rodas de conversa, oficinas pedagógicas, palestras e visitas a comunidades tradicionais. A articulação com a ARQMOB fortaleceu o diálogo entre saberes acadêmicos e ancestrais, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e reflexões críticas sobre o racismo estrutural. Os resultados evidenciam avanços na valorização das identidades quilombolas, no protagonismo estudantil e no fortalecimento dos vínculos entre o IFPA e as comunidades. Conclui-se que experiências como essa, ancoradas nos princípios dos direitos humanos, são fundamentais para romper silenciamentos históricos e construir uma educação democrática, antirracista e comprometida com a justiça social.
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