Direitos humanos e diversidade étnico-racial na Amazônia

o papel extensionista do NEABI-Óbidos na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77590

Palavras-chave:

Educação antirracista, Direitos humanos, Diversidade étnico-racial

Resumo

Este relato de experiência apresenta as ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Óbidos, entre 2021 e 2023, voltadas à promoção dos direitos humanos e da diversidade étnico-racial na educação básica. Frente ao apagamento histórico das comunidades quilombolas e à narrativa oficial da cidade amazônica de Óbidos (PA), centrada na herança colonial portuguesa, o NEABI desenvolveu atividades como rodas de conversa, oficinas pedagógicas, palestras e visitas a comunidades tradicionais. A articulação com a ARQMOB fortaleceu o diálogo entre saberes acadêmicos e ancestrais, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e reflexões críticas sobre o racismo estrutural. Os resultados evidenciam avanços na valorização das identidades quilombolas, no protagonismo estudantil e no fortalecimento dos vínculos entre o IFPA e as comunidades. Conclui-se que experiências como essa, ancoradas nos princípios dos direitos humanos, são fundamentais para romper silenciamentos históricos e construir uma educação democrática, antirracista e comprometida com a justiça social.

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Biografia do Autor

  • Azenclever dos Santos, Instituto Federal do Pará

    Mestrando em Relações Etnicorraciais no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil; professor no Instituto Federal do Pará, Brasil.

  • Mara Betanha de Andrade Leones, Instituto Federal do Pará

    Mestranda em Educação Inclusiva no Instituto Federal do Amazonas, Brasil; professora no Instituto Federal do Pará, Brasil.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

SANTOS, Azenclever dos; LEONES, Mara Betanha de Andrade. Direitos humanos e diversidade étnico-racial na Amazônia: o papel extensionista do NEABI-Óbidos na educação básica. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 136–150, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77590. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77590. Acesso em: 7 dez. 2025.