A importância das redes sociais para o ensino universitário em entomologia

Autores

  • Fabiana Fonseca Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Eléia Righi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Eduarda Alves da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Nágila Aguiar Marques Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69267

Palavras-chave:

Entomologia, Instagram, Facebook, Meio ambiente

Resumo

A quantidade de insetos catalogados no Brasil tem aumentado nas últimas décadas. Essas informações ficam armazenadas em laboratórios de Universidades como coleções didáticas. Porém, a retirada desses insetos do hábitat natural deles é muito discutida, pois ela fere o princípio do equilíbrio e da preservação. Nesse sentido, surgiu a necessidade de registrar essas amostras e armazenar as informações em uma plataforma online, disponibilizando esses dados aos interessados, por meio do desenvolvimento de um Insetário Virtual. O objetivo do projeto foi criar um Insetário Virtual, por meio de fotografias obtidas pelos estudantes do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Para isso, em 2021, estudantes de Agronomia da UERGS fotografaram insetos nos ambientes naturais deles e criaram páginas nos aplicativos Facebook e Instagram denominadas “Insetário Virtual”, nas quais todas as imagens dos insetos foram inseridas e utilizadas como coleção do Laboratório de Entomologia da Universidade. Além das fotos, foram compartilhadas informações a respeito dos insetos, auxiliando no conhecimento, desmistificando e explorando as espécies mais comuns que ocorrem no município, região e país, e a relação delas com o ambiente, sempre com o objetivo de orientar acerca da preservação da diversidade local, além de postagens dos mais variados sites de informação referentes aos insetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Fonseca, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil.

Eléia Righi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduarda Alves da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduanda em Agronomia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil.

Nágila Aguiar Marques, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduanda em Agronomia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ANNETTA, L.; KLESATH, M.; MEYER, J. Taking science online: evaluating presence and immersion through a laboratory experience in a virtual learning environment for entomology students. Journal of College Science Teaching, Arlington, v. 39, n. 1, p. 27-33, 2009.

BRAVO, F.; CALOR, A. R. (org.). Conhecendo os artrópodes do semiárido. São Paulo: Métis Produção Editorial, 2016.

COSME, L. et al. Insect world: game-based learning as a strategy for teaching entomology. The American Biology Teacher, San Diego, v. 82, n. 4, p. 210-215, 2020. DOI 10.1525/abt.2020.82.4.210. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/82/4/210/107413/Insect-World-Game-Based-Learning-as-a-Strategy-for?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 24 jan. 2023.

LUCHESI, B. M.; LARA, E. M. O.; SANTOS, M. A. (org.). Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022.

MARRA, C. C. T. et al. Entomologia para escoteiros: uma experiência de extensão do grupo PET Biologia/Uberlândia em diferentes espaços educativos. Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 198-211, 2019. DOI 10.14393/REE-v17n22018-rel08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/42496. Acesso em: 4 jan. 2023.

MECH, A. et al. There's an app for that: teaching entomology in the online age. Natural Sciences Education, Clemson, v. 51, n. 2, 2022. DOI 10.1002/nse2.20081. Disponível em: https://acsess.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/nse2.20081. Acesso em: 24 jan. 2023.

SANDRONE, S. et al. Active learning-based STEM education for in-person and online learning. Cell, [s. l.], v. 184, n. 6, p. 1409-1414, 2021. DOI 10.1016/j.cell.2021.01.045. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S009286742100088X?via%3Dihub. Acesso em: 24 jan. 2023.

TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. Estudo dos insetos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

VEGA-GARZÓN, J. C. et al. Visualization technologies for learning and teaching veterinary acarology and entomology. Journal of Veterinary Medical Education, Toronto, v. 49, n. 2, p.199-203, 2022. DOI 10.3138/jvme-2020-0034. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33956580/. Acesso em: 24 jan. 2023.

VILLAVICENCIO-QUEIJEIRO, A. et al. Teaching forensic entomology, forensic anthropology, and haematology & serology during the COVID-19 pandemic: practical activities for distance learning. Science & Justice, Nottingham, v. 62, n. 6, p. 721-734, 2022. DOI 10.1016/j.scijus.2022.04.009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1355030622000569. Acesso em: 24 jan. 2023.

WOMMER, F. G. B.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. Insects GO: a gaming activity for entomology teaching in middle school. Research in Science & Technological Education, Londres, v. 41, n. 2, p. 581-595, 2023. DOI 10.1080/02635143.2021.1921724. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02635143.2021.1921724. Acesso em: 24 jan. 2023.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

FONSECA, F.; RIGHI, E.; SILVA, E. A. da; MARQUES, N. A. A importância das redes sociais para o ensino universitário em entomologia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 227–238, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69267. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69267. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência