Acolhimento de crianças de origem cigana em escola pública de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-68730Palavras-chave:
Crianças ciganas, Escola Pública, Inclusão socialResumo
Apesar de sua riqueza cultural, o povo cigano, como muitas outras minorias étnicas, sofre grande discriminação e preconceito em todos os países, inclusive no Brasil. Os ciganos brasileiros têm a matrícula escolar garantida por lei nas escolas (LDB 9.394/96), mas o caráter nômade ou seminômade de seus acampamentos dificulta um processo efetivo de frequência, acompanhamento do rendimento e intervenção escolar, resultando em baixo aproveitamento e consequente discriminação social. Diante desse contexto, este projeto de extensão universitária tem como objetivo principal promover ações de socialização dos alunos de origem cigana (calé) em uma escola pública da cidade de Santa Bárbara, Minas Gerais. Por meio de oficinas de arte, a equipe do projeto permitiu e incentivou que as crianças ciganas falassem livremente de seus anseios, aspirações e dificuldades. Essas ações são importantes para uma consequente melhoria da socialização e rendimento escolar delas, tendo como foco as políticas de combate à exclusão escolar e social. Ao trabalhar com as dificuldades, as ansiedades e os medos das crianças originárias de famílias ciganas, os graduandos da Universidade do Estado de Minas Gerais vivenciaram um importante momento de aprendizagens sociais, o que contribui para a formação de um profissional da área de Engenharia mais integrado às demandas da sociedade.
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