Conflitos e diálogos
produção de podcast como prática de pesquisa e popularização do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68146Palavras-chave:
Popularização da Ciência, Laboratório Escolar de Pesquisa, Administração de Conflitos, Tecnologias SociaisResumo
O podcast “Conflitos e diálogos: pesquisas escolares” é o resultado do projeto intitulado “Feira de ciências como espaço para explicitar e discutir processos de administração de conflitos em uma perspectiva multidisciplinar”, elaborado por pesquisadores do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e financiado pelo CNPq por meio da Chamada Feiras de Ciências e Mostras Científicas, no âmbito da qual foi aprovado no final do ano de 2019, e executado nos anos de 2020 e 2021. O objetivo deste artigo é colocar sob análise alguns dos resultados alcançados até aqui, tomando como referencial a perspectiva das ciências sociais, em especial a antropologia.
Downloads
Referências
DEMO, P. Argumento de autoridade X autoridade do argumento: interfaces da cidadania e da epistemologia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.
KNOLLER, G. Escola e sociedade: para uma melhor compreensão da relação entre sucesso escolar e planejamento de vida. Revista PIBIC Ensino Médio, Brasília, 2021.
LENOIR, R. Objeto sociológico e problema social. In: CHAMPAGNE, P. et al. (org.). Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 59-106.
KANT DE LIMA, R. Ensaios de antropologia e direito. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2008.
KANT DE LIMA, R. Prefácio. In: MAIA, B.; FILPO, K.; VERÍSSIMO, M. (org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. p. 11-12.
KANT DE LIMA, R.; LOBO, M. Fazendo (a) sociedade: contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. Rio de Janeiro: Autografia, 2022.
LOBÃO, R. Cosmologias políticas do neocolonialismo: como uma política pública pode se transformar em uma política do ressentimento. Niterói: EDUFF, 2010.
MAIA, B.; FILPO, K.; VERÍSSIMO, M. (org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.
MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
MENDES, R. L. T. Igualdade à brasileira: cidadania como instituto jurídico no Brasil. In: AMORIM, M. S.; LIMA, R. K.; MENDES, R. L. T. Ensaios sobre a igualdade jurídica: acesso à justiça criminal e direitos de cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2005. p. 1-33.
OLIVEIRA, T. As guerras contra a desinformação. In: LIMA, R. K.; LOBO, M. Fazendo (a) sociedade: contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. Rio de Janeiro: Autografia, 2022. p. 81-85.
OLIVEIRA, T. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2020. DOI 10.18617/liinc.v16i2.5374. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5374. Acesso em: 3 abr. 2024.
SANTOS, J. (org.). Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão. Salvador: CEAO, 2012.
SENKEVICS, A. S. A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Brasília, v. 3, n. 4, p. 199-246, 2021. DOI 10.24109/27635139.ceppe.v3i4.4892. Disponível em: https://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/4892#:~:text=Elencamos%20cinco%20tend%C3%AAncias%20principais%3A%20democratiza%C3%A7%C3%A3o,a%20dist%C3%A2ncia%20e%20estratifica%C3%A7%C3%A3o%20horizontal. Acesso em: 3 abr. 2024.
SOUSA, L. FavelAção: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15300. Acesso em: 3 abr. 2024.
VERISSIMO, M. Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 1, p. 230-250, 2019. DOI 10.5007/2175-795x.2019.e51693. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100229. Acesso em: 3 abr. 2024.
VERISSIMO, M. et al. A escola, seus dilemas e conflitos: práticas de pesquisa e produção do conhecimento no âmbito do Ensino Médio. In: MAIA, B.; FILPO, K.; VERISSIMO, M. (org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. p. 101-104.
VERISSIMO, M. Políticas educacionais e saúde mental: uma abordagem psicossocial. Revista PIBIC Ensino Médio, Brasília, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Verissimo, Talitha Mirian do Amaral Rocha, Roberto Kant de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.