Conflitos e diálogos

produção de podcast como prática de pesquisa e popularização do conhecimento

Autores

  • Marcos Verissimo Universidade Federal Fluminense
  • Talitha Mirian do Amaral Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Kant de Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68146

Palavras-chave:

Popularização da Ciência, Laboratório Escolar de Pesquisa, Administração de Conflitos, Tecnologias Sociais

Resumo

O podcast “Conflitos e diálogos: pesquisas escolares” é o resultado do projeto intitulado “Feira de ciências como espaço para explicitar e discutir processos de administração de conflitos em uma perspectiva multidisciplinar”, elaborado por pesquisadores do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e financiado pelo CNPq por meio da Chamada Feiras de Ciências e Mostras Científicas, no âmbito da qual foi aprovado no final do ano de 2019, e executado nos anos de 2020 e 2021. O objetivo deste artigo é colocar sob análise alguns dos resultados alcançados até aqui, tomando como referencial a perspectiva das ciências sociais, em especial a antropologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Verissimo, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; pesquisador vinculado ao INCT-InEAC; bolsista pós-doc CNPq PDJ.

Talitha Mirian do Amaral Rocha, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; pesquisadora vinculada ao INCT-InEAC; bolsista pós-doc CAPES/PPGJS-UFF.

Roberto Kant de Lima, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Antropologia pela Harvard University, Estados Unidos; professor na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; coordenador do INCT-InEAC; pesquisador 1-A do CNPq; cientista no Programa “Cientistas do Nosso Estado”, da FAPERJ.

Referências

DEMO, P. Argumento de autoridade X autoridade do argumento: interfaces da cidadania e da epistemologia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.

KNOLLER, G. Escola e sociedade: para uma melhor compreensão da relação entre sucesso escolar e planejamento de vida. Revista PIBIC Ensino Médio, Brasília, 2021.

LENOIR, R. Objeto sociológico e problema social. In: CHAMPAGNE, P. et al. (org.). Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 59-106.

KANT DE LIMA, R. Ensaios de antropologia e direito. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2008.

KANT DE LIMA, R. Prefácio. In: MAIA, B.; FILPO, K.; VERÍSSIMO, M. (org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. p. 11-12.

KANT DE LIMA, R.; LOBO, M. Fazendo (a) sociedade: contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. Rio de Janeiro: Autografia, 2022.

LOBÃO, R. Cosmologias políticas do neocolonialismo: como uma política pública pode se transformar em uma política do ressentimento. Niterói: EDUFF, 2010.

MAIA, B.; FILPO, K.; VERÍSSIMO, M. (org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

MENDES, R. L. T. Igualdade à brasileira: cidadania como instituto jurídico no Brasil. In: AMORIM, M. S.; LIMA, R. K.; MENDES, R. L. T. Ensaios sobre a igualdade jurídica: acesso à justiça criminal e direitos de cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2005. p. 1-33.

OLIVEIRA, T. As guerras contra a desinformação. In: LIMA, R. K.; LOBO, M. Fazendo (a) sociedade: contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. Rio de Janeiro: Autografia, 2022. p. 81-85.

OLIVEIRA, T. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2020. DOI 10.18617/liinc.v16i2.5374. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5374. Acesso em: 3 abr. 2024.

SANTOS, J. (org.). Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão. Salvador: CEAO, 2012.

SENKEVICS, A. S. A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Brasília, v. 3, n. 4, p. 199-246, 2021. DOI 10.24109/27635139.ceppe.v3i4.4892. Disponível em: https://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/4892#:~:text=Elencamos%20cinco%20tend%C3%AAncias%20principais%3A%20democratiza%C3%A7%C3%A3o,a%20dist%C3%A2ncia%20e%20estratifica%C3%A7%C3%A3o%20horizontal. Acesso em: 3 abr. 2024.

SOUSA, L. FavelAção: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15300. Acesso em: 3 abr. 2024.

VERISSIMO, M. Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 1, p. 230-250, 2019. DOI 10.5007/2175-795x.2019.e51693. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732019000100229. Acesso em: 3 abr. 2024.

VERISSIMO, M. et al. A escola, seus dilemas e conflitos: práticas de pesquisa e produção do conhecimento no âmbito do Ensino Médio. In: MAIA, B.; FILPO, K.; VERISSIMO, M. (org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. p. 101-104.

VERISSIMO, M. Políticas educacionais e saúde mental: uma abordagem psicossocial. Revista PIBIC Ensino Médio, Brasília, 2021.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

VERISSIMO, M.; ROCHA, T. M. do A.; LIMA, R. K. de. Conflitos e diálogos: produção de podcast como prática de pesquisa e popularização do conhecimento. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 62–82, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-68146. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68146. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência