Ciência informal e o crossroad entre arte e ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68116

Palavras-chave:

Divulgação da ciência, Museus dinâmicos, Arte-Ciência

Resumo

O presente artigo traça, a partir do Projeto “Divulgando a Ciência-Arte de forma interdisciplinar para a pluralidade num mundo sustentável”, aprovado pelo CNPq, a história de um ciclo muito grande de atividades não formais de Ciência. De forma descritiva, apresentaremos o período desde os tempos do Museu Dinâmico de Ciência de Campinas até as ações engendradas por políticas públicas das diferentes edições da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) e os Workshops de Arte-Ciência em mais de três décadas investindo na educação e na popularização do conhecimento. O objetivo será apresentar o espaço museológico como possibilidade de desenvolver atividades que envolvem o conhecimento interdisciplinar, entre elas: ludicidade, cultura indígena, astronomia, ciência interativa, arte-ciência.

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Biografia do Autor

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Università La Sapienza Di Roma, Itália e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Josie Agatha Parrilha da Silva

Doutora em Educação para Ciência pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (Interart) e coordenadora do Projeto de Extensão Interação entre Arte e Ciência (Interarc) em atividades de extensão com enfoque interdisciplinar.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

NEVES, M. C. D.; DA SILVA, J. A. P. Ciência informal e o crossroad entre arte e ciência . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 68–81, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-68116. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68116. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais