Ciência informal e o crossroad entre arte e ciência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68116Palavras-chave:
Divulgação da ciência, Museus dinâmicos, Arte-CiênciaResumo
O presente artigo traça, a partir do Projeto “Divulgando a Ciência-Arte de forma interdisciplinar para a pluralidade num mundo sustentável”, aprovado pelo CNPq, a história de um ciclo muito grande de atividades não formais de Ciência. De forma descritiva, apresentaremos o período desde os tempos do Museu Dinâmico de Ciência de Campinas até as ações engendradas por políticas públicas das diferentes edições da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) e os Workshops de Arte-Ciência em mais de três décadas investindo na educação e na popularização do conhecimento. O objetivo será apresentar o espaço museológico como possibilidade de desenvolver atividades que envolvem o conhecimento interdisciplinar, entre elas: ludicidade, cultura indígena, astronomia, ciência interativa, arte-ciência.
Downloads
Referências
ABCMC. Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. Centros e museus de ciência do Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; Casa da Ciência; Fiocruz; Museu da Vida, 2015. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/publicacoes/livros/714-tcc-23. Acesso em: 3 jan. 2023.
ASC. Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Maringá. MUDI: é brincando que se aprende. UEM, Maringá, 24 jun. 2014. Disponível em: http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18735:mudi-- brincando-que-se-aprende&catid=986&Itemid=210. Acesso em: 15 jan. 2023.
BBC. BBC News Brasil. Museu Nacional: em 10 anos, fogo dizima ao menos 8 prédios com tesouros culturais e científicos do país. BBC, 3 set. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45348664. Acesso em: 3 jan. 2023.
CAMARGO, P. Um físico que vasculha o céu dos índios. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 out. 2002. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u151.shtml. Acesso em: 3 jan. 2023.
FAHL, D. D. Marcas do ensino escolar presentes em museus e centros de ciências: um estudo da Estação Ciência e do MDCC. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/300129. Acesso em: 3 jan. 2023.
FELONTA, S. M.; ROHR, R. V. Experiências extensionistas no projeto “Imagens da Vida: arte, saúde, história”. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 176-191, 2022. DOI 10.14393/REE-v21n12022-63740. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63740. Acesso em: 3 jan. 2023.
GALLERANI, L. G.; NEVES, M. C. D. Reflexões sobre o ensino de ciências: uma experiência no ensino de 1º grau. Campinas: Palavra Muda, 1989.
LOPES, M. M. Museu: uma perspectiva de educação em geologia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1988. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17921. Acesso em: 3 jan. 2023.
MELLO, D. A. T. Design e ergonomia na divulgação da ciência e a questão dos museus para a alfabetização científica: o caso do Museo Galileo. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24488. Acesso em: 3 jan. 2023.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. O codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.
SILVA, J. M. N.; SANTOS, A. B. Exposição itinerante de física: efeitos na motivação dos estudantes de escolas de Janaúba, Minas Gerais. Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 162-178, 2021. DOI 10.14393/REE-v20n12021-58127. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/58127/32154. Acesso em: 3 jan. 2023.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Cesar Danhoni Neves, Josie Agatha Parrilha da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.