A liberdade na sociedade do conhecimento

qual o meu lugar?

Autores

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria de Fátima Baldez Rodrigues Prefeitura Municipal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68115

Palavras-chave:

Divulgação científica, Independência do Brasil, Experiências, Valorização da ciência

Resumo

O relato apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?”, contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT n. 05/2022 – SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Tangram, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visava à realização de atividades pedagógicas envolvendo comunidades escolares de três cidades do extremo sul do Brasil. Alguns participantes fizeram passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande, outros conheceram o Complexo de Museus da FURG, e todos participaram de visitas guiadas ao campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para a promoção da reflexão, seja sobre questões voltadas ao pertencimento, à importância, à evolução e à valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipal e estadual das cidades de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação de uma rede colaborativa entre universidade-escola-comunidade da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria de Fátima Baldez Rodrigues, Prefeitura Municipal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da rede pública do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

FIGUEIREDO, T. D.; RODRIGUES, S. C. Professores e suas tecnologias: uma cultura docente em ação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020. DOI 10.1590/0102-4698179031. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/vF6rLhchQZMGVKwKHLR5NvH/. Acesso em: 26 mar. 2024.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 1: Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MATOS, M. O que é a sociedade da informação? Educação, Sociedade & Cultura, Porto, n. 18, p. 7-23, 2002. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14444/2/83372.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

MATURANA, H. R. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, Curitiba, v. 2, n. 15, p. 28-35, 1993. Disponível em: https://ead-tec.furg.br/images/textos/uma_nova_concepcao_aprendizagem.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

MATURANA, H; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 8. ed. São Paulo: Palas Athena, 2010.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

FIGUEIREDO, T. D.; RODRIGUES, M. de F. B. A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 186–198, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-68115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68115. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência