A liberdade na sociedade do conhecimento

qual o meu lugar?

Autores

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria de Fátima Baldez Rodrigues Prefeitura Municipal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68115

Palavras-chave:

Divulgação científica, Independência do Brasil, Experiências, Valorização da ciência

Resumo

O relato apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?”, contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT n. 05/2022 – SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Tangram, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visava à realização de atividades pedagógicas envolvendo comunidades escolares de três cidades do extremo sul do Brasil. Alguns participantes fizeram passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande, outros conheceram o Complexo de Museus da FURG, e todos participaram de visitas guiadas ao campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para a promoção da reflexão, seja sobre questões voltadas ao pertencimento, à importância, à evolução e à valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipal e estadual das cidades de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação de uma rede colaborativa entre universidade-escola-comunidade da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Maria de Fátima Baldez Rodrigues, Prefeitura Municipal do Rio Grande

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da rede pública do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

FIGUEIREDO, T. D.; RODRIGUES, S. C. Professores e suas tecnologias: uma cultura docente em ação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020. DOI 10.1590/0102-4698179031. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/vF6rLhchQZMGVKwKHLR5NvH/. Acesso em: 26 mar. 2024.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 1: Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MATOS, M. O que é a sociedade da informação? Educação, Sociedade & Cultura, Porto, n. 18, p. 7-23, 2002. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14444/2/83372.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

MATURANA, H. R. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, Curitiba, v. 2, n. 15, p. 28-35, 1993. Disponível em: https://ead-tec.furg.br/images/textos/uma_nova_concepcao_aprendizagem.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

MATURANA, H; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 8. ed. São Paulo: Palas Athena, 2010.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; RODRIGUES, Maria de Fátima Baldez. A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 186–198, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-68115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68115. Acesso em: 13 jun. 2025.