Ensino remoto emergencial realizado no projeto de extensão “Restaurações Indiretas Dento e Implantossuportadas” durante a pandemia de COVID-19

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-67747

Palavras-chave:

Ensino à distância, Isolamento social, Próteses e implantes, Educação a Distância, Pandemia Covid-19

Resumo

Este trabalho relata atividades síncronas e assíncronas do Ensino Remoto Emergencial desenvolvidas no projeto de extensão “Restaurações Indiretas Dento e Implantossuportadas” utilizando a Plataforma Microsoft Teams. Esse projeto de extensão executa o tratamento clínico restaurador em dentes naturais e sobre implantes dentários em pacientes que buscam atendimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A prestação de serviço é realizada por alunos de graduação, monitores de pós-graduação e professores das áreas de Dentística e Prótese Dentária do Departamento de Odontologia Restauradora, que compreendem que o tratamento odontológico utilizando implantes dentários proporcionou aos indivíduos com ausência parcial ou total dos dentes o restabelecimento da saúde bucal, restaurando a função mastigatória e estética, oferecendo, assim, maior conforto e qualidade de vida. As atividades clínicas eram presenciais até 2019, entretanto, devido à pandemia de COVID-19, as atividades foram reestruturadas. Foram elaborados doze e-books com os temas relacionados à prótese, todos publicados na Câmara Brasileira do Livro. As atividades realizadas proporcionaram a divulgação de novas informações sobre saúde bucal para alunos e pacientes da Faculdade de Odontologia da UFMG, englobando o conceito da interação dialógica junto à sociedade.

 

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Chagas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda na  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Herbert Haueisen Sander, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor associado na mesma instituição.

Walison Arthuso Vasconcellos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor associado na mesma instituição.

Ricardo Rodrigues Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

CHAGAS, G. da S.; SANDER, H. H.; VASCONCELLOS, W. A.; VAZ, R. R. Ensino remoto emergencial realizado no projeto de extensão “Restaurações Indiretas Dento e Implantossuportadas” durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 184–194, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-67747. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/67747. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência