Estudo de viabilidade
distribuição de conteúdo educativo por meio de servidor de arquivos Wi-Fi de baixo custo em comunidades carentes, afastadas e de zona rural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-66990Palavras-chave:
Estudo, Servidor, Wi-fi, Baixo custo, SmartphoneResumo
Este artigo relata ações de um projeto de extensão acerca de um estudo sobre distribuição de conteúdo digital, utilizando servidores desconectados da internet, durante a pandemia. Durante o lockdown, os estudantes, ocasionalmente, poderiam passar pelo centro de distribuição de conteúdo via servidor para obter acesso àqueles materiais, sem que houvesse interação física entre os envolvidos. No entanto, as ações estendem-se para além da pandemia, haja vista a contínua necessidade de distribuir conteúdo didático e educativo para um público que não possui acesso à internet. Como fruto do estudo, foi desenvolvida uma apostila informativa e instrucional sobre o tema da distribuição de conteúdo digital via rede Wi-Fi de pequeno alcance. Os materiais foram escritos de forma simples, visando atingir estudantes, técnicos e docentes de escolas em zonas rurais de baixa renda e de difícil acesso interessados em criar o servidor. Nesse sentido, a solução proposta objetivou unir necessidade de distribuição de conteúdo de maneira efetiva e barata e a reutilização de smartphones antigos e com pequenos defeitos ou imperfeições, desde que em condições de uso.
Downloads
Referências
NETSPOTAPP. O que é a força do sinal WiFi e por que devo me importar com isso? NetSpot, Dover, 2023. Disponível em: https://www.netspotapp.com/pt/wifi-signal-strength/wifi-signal-strength-and-its-impact.html.Acesso em: 18 maio 2023.
VALENTE, J. Mais de 5 bilhões de pessoas usam aparelho celular, revela pesquisa. Agência Brasil, Brasília, 8 set. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/mais-de-5-bilhoes-de-pessoas-usam-aparelho-celular-revela-pesquisa. Acesso em: 16 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlos Eduardo de Schuller Banjar, Maria Clara Adame Barros Sanglard, Mariana Antônio Veiga Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.