Estudo de viabilidade

distribuição de conteúdo educativo por meio de servidor de arquivos Wi-Fi de baixo custo em comunidades carentes, afastadas e de zona rural

Autores

  • Carlos Eduardo de Schuller Banjar Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara Adame Barros Sanglard Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Mariana Antônio Veiga Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-66990

Palavras-chave:

Estudo, Servidor, Wi-fi, Baixo custo, Smartphone

Resumo

Este artigo relata ações de um projeto de extensão acerca de um estudo sobre distribuição de conteúdo digital, utilizando servidores desconectados da internet, durante a pandemia. Durante o lockdown, os estudantes, ocasionalmente, poderiam passar pelo centro de distribuição de conteúdo via servidor para obter acesso àqueles materiais, sem que houvesse interação física entre os envolvidos. No entanto, as ações estendem-se para além da pandemia, haja vista a contínua necessidade de distribuir conteúdo didático e educativo para um público que não possui acesso à internet. Como fruto do estudo, foi desenvolvida uma apostila informativa e instrucional sobre o tema da distribuição de conteúdo digital via rede Wi-Fi de pequeno alcance. Os materiais foram escritos de forma simples, visando atingir estudantes, técnicos e docentes de escolas em zonas rurais de baixa renda e de difícil acesso interessados em criar o servidor. Nesse sentido, a solução proposta objetivou unir necessidade de distribuição de conteúdo de maneira efetiva e barata e a reutilização de smartphones antigos e com pequenos defeitos ou imperfeições, desde que em condições de uso.

Downloads

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo de Schuller Banjar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Maria Clara Adame Barros Sanglard, Universidade Presidente Antônio Carlos

    Graduanda em Medicina na Universidade Presidente Antônio Carlos, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Mariana Antônio Veiga Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

NETSPOTAPP. O que é a força do sinal WiFi e por que devo me importar com isso? NetSpot, Dover, 2023. Disponível em: https://www.netspotapp.com/pt/wifi-signal-strength/wifi-signal-strength-and-its-impact.html.Acesso em: 18 maio 2023.

VALENTE, J. Mais de 5 bilhões de pessoas usam aparelho celular, revela pesquisa. Agência Brasil, Brasília, 8 set. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/mais-de-5-bilhoes-de-pessoas-usam-aparelho-celular-revela-pesquisa. Acesso em: 16 nov. 2021.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BANJAR, Carlos Eduardo de Schuller; SANGLARD, Maria Clara Adame Barros; FARIA, Mariana Antônio Veiga. Estudo de viabilidade: distribuição de conteúdo educativo por meio de servidor de arquivos Wi-Fi de baixo custo em comunidades carentes, afastadas e de zona rural. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 42–56, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-66990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66990. Acesso em: 20 abr. 2025.