A experiência do “Águas de menino”:

educação de fundo de quintal como pedagogia decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65568

Palavras-chave:

Capoeira Angola, Educação de fundo de quintal, Arte-educação, Relações étnico-raciais, Cultura Afro-brasileira

Resumo

Neste artigo, tratamos das experiências pedagógicas comunitárias desenvolvidas nos anos 2018 e 2019 no projeto “Águas de Menino”, situado na região norte de Goiânia, Goiás. A Capoeira Angola constitui a temática central do projeto, a partir da qual são problematizadas questões étnico-raciais, intergeracionais, de classe e de gênero. “Fundo de quintal” constitui uma metáfora que implica a existência de um espaço físico e simbólico que viabiliza a experiência comunitária por intermédio de processos de compartilhamento de saberes. O projeto vem se concretizando como espaço de afirmação identitária, de politização e de colaboração em que os fundamentos da Capoeira Angola e de outras manifestações afro-brasileiras são vivenciadas numa dimensão popular, em que pensamento, sentimento e ação se interpenetram assentados num contexto de valorização da ancestralidade, da corporeidade, da oralidade, da afetividade, da vivacidade cultural e da justiça sociocognitiva. Com isso, a ação do “Águas de Menino” pode ser compreendida como uma possibilidade de enfrentamento à colonialidade do saber e se instaura como uma proposta de educação de fundo de quintal que atua em uma perspectiva decolonial.

 

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Biografia do Autor

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia, Brasil e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Federal de Goiás, Brasil; líder do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (NuPICC/UFG) e diretora artística da Companhia Núcleo Coletivo 22. 

José Luiz Cirqueira Falcão, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor aposentado da Faculdade de Educação Física de Dança da Universidade Federal de Goiás, Brasil; pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22. 

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Publicado

16-01-2023

Como Citar

SILVA, R. de L.; FALCÃO, J. L. C. A experiência do “Águas de menino”: : educação de fundo de quintal como pedagogia decolonial. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 12–31, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-65568. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65568. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais