Ensino de filosofia e interdisciplinaridade
experiência extensionária como experiência estética
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65517Palavras-chave:
Interpretação, Narrativas, Produção textual, Ensino, FilosofiaResumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar a aprendizagem da análise filosófica de texto narrativo, orientado para o desenvolvimento da criatividade nas estudantes participantes do projeto de extensão, em perspectiva interdisciplinar, com as áreas de Letras e Artes, construído a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão sobre uma narrativa mitológica grega. O projeto promoveu, por meio do estímulo à produção textual e teatral, a leitura e a interpretação filosófica de textos clássicos. Participaram da equipe executora três bolsistas e quatro voluntárias do Ensino Médio e duas bolsistas e uma voluntária do Ensino Superior. As ações tiveram como público estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual e foram articuladas em três etapas. Antes da construção da experiência extensionária, foi feito um diagnóstico sobre as dificuldades das participantes quanto à leitura e à produção textual. Depois disso, avaliou-se a percepção de cada um a partir de outro questionário. Como resultados, identificou-se que essa experiência possibilitou às participantes o desenvolvimento de três habilidades principais. Diante disso, reconheceu-se que a promoção dessas experiências estéticas interdisciplinares, consideradas estratégias de ensino de Filosofia, são relevante para a aprendizagem de estudantes do Ensino Superior e do Ensino Médio.
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