Ensino de filosofia e interdisciplinaridade

experiência extensionária como experiência estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65517

Palavras-chave:

Interpretação, Narrativas, Produção textual, Ensino, Filosofia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a aprendizagem da análise filosófica de texto narrativo, orientado para o desenvolvimento da criatividade nas estudantes participantes do projeto de extensão, em perspectiva interdisciplinar, com as áreas de Letras e Artes, construído a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão sobre uma narrativa mitológica grega. O projeto promoveu, por meio do estímulo à produção textual e teatral, a leitura e a interpretação filosófica de textos clássicos. Participaram da equipe executora três bolsistas e quatro voluntárias do Ensino Médio e duas bolsistas e uma voluntária do Ensino Superior. As ações tiveram como público estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual e foram articuladas em três etapas. Antes da construção da experiência extensionária, foi feito um diagnóstico sobre as dificuldades das participantes quanto à leitura e à produção textual. Depois disso, avaliou-se a percepção de cada um a partir de outro questionário. Como resultados, identificou-se que essa experiência possibilitou às participantes o desenvolvimento de três habilidades principais. Diante disso, reconheceu-se que a promoção dessas experiências estéticas interdisciplinares, consideradas estratégias de ensino de Filosofia, são relevante para a aprendizagem de estudantes do Ensino Superior e do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barreirinhas, Brasil; membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE); líder do Grupo de Pesquisa Polifonia: Filosofia, Letras e Artes; membro do Grupo de Pesquisa Clio & Mnemosine: Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória e do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Alimentos, Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Nutrição.

Hilnária Castro Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduanda em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barreirinhas, Brasil.

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Publicado

16-01-2023

Como Citar

ARAÚJO, P. C.; SOUSA, H. C. Ensino de filosofia e interdisciplinaridade: experiência extensionária como experiência estética. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 32–49, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-65517. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65517. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais