Alimentação saudável e educação em saúde bucal

cariologia exemplificada por meio de experimentos para crianças ribeirinhas do Médio Solimões, Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-65063

Palavras-chave:

Educação em saúde bucal, Cárie dentária, Hábitos alimentares saudáveis, Populações vulneráveis

Resumo

A implementação de metodologias criativas em prol do repasse de informações salutares tem sido uma vertente importante no que se refere à conscientização do autocuidado. Este texto tem por objetivo relatar uma experiência de extensão universitária realizada em uma comunidade do Médio Solimões cujo foco foi a utilização de experimentos químicos para o ensino da cariologia relacionada aos hábitos alimentares de crianças ribeirinhas. Para isso, foi realizada uma ação envolvendo a execução de dois experimentos químicos (“lâmpada de lava” e “ovo no vinagre”); uma prática dialógica (teatro participativo); e um mural perceptivo de assimilação coletiva de conteúdos (utilizando ilustrações de alimentos diversos). As experiências mostraram ser um meio descontraído de repasse das informações em saúde bucal; o teatro participativo chamou atenção de todos os participantes – principalmente de crianças com idade entre 5 e 8 anos –; e o mural de percepções revelou que os conhecimentos científicos repassados foram bem assimilados pelo público-alvo. Os experimentos químicos mostraram-se eficazes no processo de educação em saúde para o referido público-alvo. Além disso, os acadêmicos extensionistas relataram sólidos aprendizados acerca das condições de vida da referida comunidade ribeirinha, o que complementou o conhecimento obtido na graduação acerca dessa população.

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Biografia do Autor

  • Jefter Haad Ruiz da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Mestrando em Odontologia na Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

  • Iracema Ruiz da Silva, Faculdade Salesiana Dom Bosco

    Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco, Amazonas, Brasil.

  • Estefânia Ruis da Silva Mafra, Universidade Estácio de Sá

    Graduação em Matemática pela Universidade Estácio de Sá, Brasil.

  • Mylla Cristie Campelo Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

    Mestranda em Odontologia na Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Referências

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Publicado

27-06-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

SILVA, Jefter Haad Ruiz da; SILVA, Iracema Ruiz da; MAFRA, Estefânia Ruis da Silva; MONTEIRO, Mylla Cristie Campelo. Alimentação saudável e educação em saúde bucal: cariologia exemplificada por meio de experimentos para crianças ribeirinhas do Médio Solimões, Amazonas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 219–230, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-65063. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65063. Acesso em: 31 mar. 2025.