Alimentação saudável e educação em saúde bucal
cariologia exemplificada por meio de experimentos para crianças ribeirinhas do Médio Solimões, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-65063Palavras-chave:
Educação em saúde bucal, Cárie dentária, Hábitos alimentares saudáveis, Populações vulneráveisResumo
A implementação de metodologias criativas em prol do repasse de informações salutares tem sido uma vertente importante no que se refere à conscientização do autocuidado. Este texto tem por objetivo relatar uma experiência de extensão universitária realizada em uma comunidade do Médio Solimões cujo foco foi a utilização de experimentos químicos para o ensino da cariologia relacionada aos hábitos alimentares de crianças ribeirinhas. Para isso, foi realizada uma ação envolvendo a execução de dois experimentos químicos (“lâmpada de lava” e “ovo no vinagre”); uma prática dialógica (teatro participativo); e um mural perceptivo de assimilação coletiva de conteúdos (utilizando ilustrações de alimentos diversos). As experiências mostraram ser um meio descontraído de repasse das informações em saúde bucal; o teatro participativo chamou atenção de todos os participantes – principalmente de crianças com idade entre 5 e 8 anos –; e o mural de percepções revelou que os conhecimentos científicos repassados foram bem assimilados pelo público-alvo. Os experimentos químicos mostraram-se eficazes no processo de educação em saúde para o referido público-alvo. Além disso, os acadêmicos extensionistas relataram sólidos aprendizados acerca das condições de vida da referida comunidade ribeirinha, o que complementou o conhecimento obtido na graduação acerca dessa população.
Downloads
Referências
FERREIRA, O. M. C.; SILVA JÚNIOR, P. D. Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. In: FERREIRA, O. M. C.; SILVA JÚNIOR, P. D. Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: EPU, 1986. p. 144.
GADEK, F. J. Rear view mirrors for more effective overhead projector use. Journal of Chemical Education, Tucson, v. 63, n. 12, p. 1114, 1986. Doi: 10.1021/ed063p1114. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ed063p1114. Acesso em: 7 fev. 2022.
GAMA, A. S. M. et al. Inquérito de saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, 2018. Doi: 10.1590/0102-311X00002817. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2018.v34n2/e00002817/pt/. Acesso em: 7 fev. 2022.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. Debates em Ensino de Química, Recife, v. 6, n. 1, p. 136-152, 2020. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627. Acesso em: 5 fev. 2022.
GUIMARÃES, A. F. et al. Acesso a serviços de saúde por ribeirinhos de um município no interior do estado do Amazonas, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, Ananindeua, v. 11, n. 1, p. 1-7, 2020. Doi: 10.5123/s2176-6223202000178. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?pid=S2176-62232020000100012&script=sci_abstract. Acesso em: 25 fev. 2022.
MATEUS, A. L. et al. Ciência na tela: experimentos no retroprojetor. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MESSEDER NETO, H. S.; PINHEIRO, B. C. S.; ROQUE, N. F. Improvisações teatrais no ensino de Química: interface entre teatro e ciência na sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 100-106, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/06-RSA-37-11.pdf. Acesso em: 9 fev. 2022.
NÓBREGA, A. V. et al. Impacto da cárie dentária na qualidade de vida de pré-escolares mensurado pelo questionário PedsQL. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, p. 4031-4042, 2019. Doi: 10.1590/1413-812320182411.04712018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/znmqWZcP7wCsc6rbGbKgCkh/?lang=pt&format=html. Acesso em: 15 jan. 2022.
PESSOA, T. R. R. F. et al. Formação em odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 144-145, 2018. Doi: 10.30979/rev.abeno.v18i2.477. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/477. Acesso: 28 jan. 2022.
ROQUE, N. F. Química por meio do teatro. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 25, p. 27-29, 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/rsa02.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.
SAMPAIO, J. F. et al. A extensão universitária e a promoção da saúde no Brasil: revisão sistemática. Portal: Saúde e Sociedade, Maceió, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018. Doi: 10.28998/rpss.v3i3.5282. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/5282. Acesso em: 17 jan. 2022.
SANTOS, A. O. et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, Sergipe, v. 9, n. 7, p. 1-6, 2013. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1517. Acesso em: 15 fev. 2022.
SPÍNOLA, R. M.; ARAÚJO, M. E. Manual de técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal. São Paulo: BBERH FOUSP, 2020. p. 26-31. Disponível em: http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/106. Acesso em: 15 fev. 2022.
TOSTA, E. V. Cárie precoce na infância: decorrente de uma alimentação inadequada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, Brasília, 2019. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/228. Acesso em: 15 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jefter Haad Ruiz da Silva, Iracema Ruiz da Silva, Estefânia Ruis da Silva Mafra, Mylla Cristie Campelo Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.