O Guia Alimentar Brasileiro como ferramenta na construção de saberes e reflexões no contexto escolar

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-65057

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Promoção da saúde, Adolescentes, Guia Alimentar

Resumo

Para ampliar a autonomia dos indivíduos durante suas escolhas alimentares é fundamental o acesso a informações confiáveis, consistentes e desmistificadas, respeitando a identidade e a cultura alimentar. O presente artigo descreve a experiência na construção de um circuito de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) voltadas para o estímulo de hábitos saudáveis em adolescentes no contexto escolar, por meio da tradução de forma lúdica do conteúdo da atual edição do Guia Alimentar Brasileiro, sendo dividida em sessão teórica e prática. Foi realizado um compilado de atividades, estimulado pela discussão dos conteúdos abordados na atual edição do Guia para a população brasileira, buscando estabelecer uma troca de experiências e ideias entre educando e educador. Por meio das atividades, foi possível observar que o ambiente escolar aparece como local privilegiado para a implementação de intervenções na área da EAN, pois possui uma função social na formação de ideias e opiniões.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Faria Cardoso, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Alimentos e Nutrição na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Raquel de Souza Mezzavilla, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, com período sanduíche na Health Sciences pela University of Massachusetts, Boston, United States of America;  professora adjunta no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, Rio de Janeiro, Brasil; professora substituta no Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

CARDOSO, C. E. de F.; MEZZAVILLA, R. de S. O Guia Alimentar Brasileiro como ferramenta na construção de saberes e reflexões no contexto escolar: um relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 202–218, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-65057. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65057. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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