Representatividade feminina no contexto da coordenação de ações de extensão

estudo de caso em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-63975

Palavras-chave:

Representatividade feminina, Universidade Pública, Extensão

Resumo

A presença da mulher na esfera educacional e no mercado de trabalho, além de ser uma luta com raízes históricas, possui características contemporâneas arraigadas na sociedade, se fazendo necessário o conhecimento e diagnóstico das mais diversas formas de atuação feminina, aqui se tratando do ambiente público. Diante disso, o objetivo deste artigo foi realizar um levantamento temporal sobre a representatividade feminina no cargo de docente no âmbito da coordenação de atividades de extensão em uma universidade pública, sendo o objeto de estudo a Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba. A coleta de dados foi realizada em sítios que disponibilizam relatórios referentes aos servidores e no sistema interno de registro de atividades de extensão da instituição. Dentre os levantamentos com maior evidência e comprovação teórica, pôde-se diagnosticar que as mulheres, embora não representem a maioria de docentes da universidade, estão predominantemente mais presentes na coordenação dos diferentes tipos de ações extensionistas (programas, projetos, cursos e eventos) que os homens, com ênfase nas ações referentes ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, no qual possuem maior representatividade.

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Biografia do Autor

Lidiane Alves de Deus, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Administração Pública em Rede Nacional  na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil; administradora na mesma instituição.

Marco Antonio Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil; administrador na mesma instituição.

Rodrigo Moreira Braz, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil; professor no Centro de Ensino Superior de São Gotardo, Minas Gerais, Brasil.

Leonardo Pinheiro Deboçã, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor associado na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

27-06-2022 — Atualizado em 22-08-2022

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Como Citar

DEUS, L. A. de; OLIVEIRA, M. A. M. de; BRAZ, R. M.; DEBOÇÃ, L. P. Representatividade feminina no contexto da coordenação de ações de extensão: estudo de caso em uma universidade pública. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 62–84, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-63975. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63975. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos Originais