Representatividade feminina no contexto da coordenação de ações de extensão
estudo de caso em uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-63975Palavras-chave:
Representatividade feminina, Universidade Pública, ExtensãoResumo
A presença da mulher na esfera educacional e no mercado de trabalho, além de ser uma luta com raízes históricas, possui características contemporâneas arraigadas na sociedade, se fazendo necessário o conhecimento e diagnóstico das mais diversas formas de atuação feminina, aqui se tratando do ambiente público. Diante disso, o objetivo deste artigo foi realizar um levantamento temporal sobre a representatividade feminina no cargo de docente no âmbito da coordenação de atividades de extensão em uma universidade pública, sendo o objeto de estudo a Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba. A coleta de dados foi realizada em sítios que disponibilizam relatórios referentes aos servidores e no sistema interno de registro de atividades de extensão da instituição. Dentre os levantamentos com maior evidência e comprovação teórica, pôde-se diagnosticar que as mulheres, embora não representem a maioria de docentes da universidade, estão predominantemente mais presentes na coordenação dos diferentes tipos de ações extensionistas (programas, projetos, cursos e eventos) que os homens, com ênfase nas ações referentes ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, no qual possuem maior representatividade.
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