Projetos de Aprendizagem em Serviço na Espanha

relato de estratégia de ação remota e possibilidades para a curricularização da extensão universitária no Brasil

Autores

  • Ariani Cavazzani Szkudlarek Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-4693-0265
  • Marina Perelló-Díez Universidad de las Islas Baleares
  • Berta Paz-Lourido Universidad de las Islas Baleares

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62567

Palavras-chave:

Aprendizagem em serviço, Educação em Saúde, Promoção da saúde, Escolas, Cidadania

Resumo

A estratégia acadêmica baseada em projetos de ensino-aprendizagem chamados Aprendizagem em Serviço (ApS) compartilha a visão da extensão universitária na qual o ensino e a pesquisa são utilizados em prol da sociedade. O enfoque ApS na área de Educação em Saúde foi utilizado como parte da disciplina de Fisioterapia Comunitária na Universidade das Ilhas Baleares, Espanha, com o papel de contribuir com a formação acadêmica e, ademais, com o Programa Centros Escolares Promotores de Saúde, em vigência na mesma comunidade autônoma. As escolas envolvidas puderam receber apoio no planejamento e avaliação de suas atividades em promoção da saúde, e os discentes desenvolveram habilidades para o alcance da cidadania e dos conhecimentos necessários para a sua participação na sociedade como profissionais da saúde e cidadãos comprometidos.

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Biografia do Autor

Ariani Cavazzani Szkudlarek, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Biologia Celular e Molecular (Fisiologia) pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia na mesma instituição; membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Qualidade em Saúde (ECYCS), Departamento de Enfermaria e Fisioterapia, Universidade das Ilhas Baleares, Espanha.

Marina Perelló-Díez, Universidad de las Islas Baleares

Mestranda em Saúde Pública e Meio Ambiente Urbano, na Universidad de las Islas Baleares, Espanha;  professora associada da área de Fisioterapia, Departamento de Enfermagem e Fisioterapia dessa instituição; membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Qualidade em Saúde (ECYCS).  

Berta Paz-Lourido, Universidad de las Islas Baleares

Doutora em Bioética e Humanização do Cuidado pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha;  professora da área de Fisioterapia, Departamento de Enfermagem e Fisioterapia; membro do Grupo Pesquisa em Educação, Comunicação e Qualidade em Saúde (ECYCS).

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

SZKUDLAREK, A. C.; PERELLÓ-DÍEZ, M. .; PAZ-LOURIDO, B. Projetos de Aprendizagem em Serviço na Espanha: relato de estratégia de ação remota e possibilidades para a curricularização da extensão universitária no Brasil. Revista Em Extensão, [S. l.], p. 177–188, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62567. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62567. Acesso em: 9 ago. 2022.