Projetos de Aprendizagem em Serviço na Espanha
relato de estratégia de ação remota e possibilidades para a curricularização da extensão universitária no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62567Palavras-chave:
Aprendizagem em serviço, Educação em Saúde, Promoção da saúde, Escolas, CidadaniaResumo
A estratégia acadêmica baseada em projetos de ensino-aprendizagem chamados Aprendizagem em Serviço (ApS) compartilha a visão da extensão universitária na qual o ensino e a pesquisa são utilizados em prol da sociedade. O enfoque ApS na área de Educação em Saúde foi utilizado como parte da disciplina de Fisioterapia Comunitária na Universidade das Ilhas Baleares, Espanha, com o papel de contribuir com a formação acadêmica e, ademais, com o Programa Centros Escolares Promotores de Saúde, em vigência na mesma comunidade autônoma. As escolas envolvidas puderam receber apoio no planejamento e avaliação de suas atividades em promoção da saúde, e os discentes desenvolveram habilidades para o alcance da cidadania e dos conhecimentos necessários para a sua participação na sociedade como profissionais da saúde e cidadãos comprometidos.
Downloads
Referências
AGUIAR, L. A. et al. Educação em saúde para escolares: conhecer para prevenir. Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 123-132, jul./dez., 2019. Doi: 10.14393/REE-v18n22019-48942. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/48942. Acesso em: 15 jul. 2021.
BALDOINO, A. S.; VERAS, R. M. Analysis of service-learning activities adopted in health courses of Federal University of Bahia. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 17-24, 2016. Doi: 10.1590/S0080-623420160000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/R4wBWdzTDjV3dPgM4RsHTpP/?lang=en. Acesso em: 15 jul. 2021.
BELING, J. Effect of service-learning on knowledge about older people and faculty teaching evaluations in a physical therapy class. Gerontology & Geriatrics Education, Londres, v. 24, n. 1, p. 31-46, 2003. Doi: 10.1300/J021v24n01_03. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J021v24n01_03. Acesso em: 16 jul. 2021.
BRASIL. Decreto nº 6. 286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.
CEPS - CENTROS EDUCATIVOS PROMOTORES DE LA SALUD. Disponível em: http://www.caib.es/sites/ceps/es/portada_ceps. Palma. Acesso em: 15 jul. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília-DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 jul. 2021.
FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu, 2006. Disponível em: https://www.uemg.br/downloads/indissociabilidade_ensino_pesquisa_extensao.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.
GAZSI, C. C.; ORIEL, K. N. The impact of a service learning experience to enhance curricular integration in a physical therapist education program. Journal of Allied Health, Washington, v. 39, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/asahp/jah/2010/00000039/00000002/art00016. Acesso em: 17 jun. 2021.
GONZÁLEZ-VALENZUELA, M. J.; RUIZ, I. M. Rendimiento académico, lenguaje escrito y motivación en adolescentes españoles. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 18, n. 4, 2019. Doi: 10.11144/Javeriana.upsy18-4.rale. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revPsycho/article/view/21944. Acesso em: 18 jul. 2021.
GOVERN ILLES BALEARS. El curso escolar 2020-2021 empezará día 10 de septiembre y acabará el 22 de junio. Illes Balears, 6 mayo 2020. Disponível em: https://www.caib.es/govern/sac/fitxa.do?codi=4166246&coduo=36&lang=es. Acesso em: 16 jul. 2021.
KRAUSE, M. W. Service learning in physiotherapy taken to a new level: experiences in South Africa. Physical Therapy Reviews, Londres, v. 12, n. 4, 2007. Doi: 10.1179/108331907X223119. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1179/108331907X223119. Acesso em: 17 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 6. 286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola-PSE, e dá outras providências. Brasília-DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1726-saudenaescola-decreto6286-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jul. 2021.
NORDON-CRAFT, A. et al. Service-learning enhances physical therapy students’ ability to examine fall risk in older adults. Journal of Allied Health, Washington, v. 46, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/asahp/jah/2017/00000046/00000003/art00015. Acesso em: 16 jul. 2021.
PAZ LOURIDO, B. El Aprendizaje-servicio, ¿una metodología a considerar en la formación universitaria en Fisioterapia? Fisioterapia, Murcia, v. 39, n. 6, p. 227-228, 2017.
RODRÍGUEZ-COSTA, I. et al. Professional and personal physical therapist development through service learning in collaboration with a prisoner reinsertion program: a qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 24, n. 17, 2020. Doi: 10.3390/ijerph17249311. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/24/9311. Acesso em: 17 jul. 2021.
RODRIGUEZ-COSTA, C. et al. Physical activity, physical fitness and academic achievement in adolescents: a systematic review. Rev. Bras. Med. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 5, set./out. 2020. Doi: 10.1590/1517-8692202026052019_0048. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/KWhZKyQVkHB3nyHWmnTYjqH/?lang=en#. Acesso em: 18 jul. 2021.
RODRÍGUEZ-NOGUEIRA, Ó. et al. Significant socio-emotional learning and improvement of empathy in physiotherapy students through service learning methodology: a mixed methods research. Nurse Education Today, London, v. 90, n. 1, 2020. Doi: 0.1016/j.nedt.2020.104437. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S026069171930560X?via%3Dihub. Acesso em: 17 jul. 2021.
RUBIO, L. El aprendizaje en el aprendizaje servicio. In: ROVIRA, J. M. P. (coord.). Aprendizaje Servicio (ApS): educación y compromiso cívico. Barcelona: Graó, 2009.
SOUZA, M. C.; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, 2017. Doi: 10.1590/1413-81232017226.24262016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/nGRj8mdvvwZHvy6G76MrjfJ/?lang=pt. Acesso em: 16 jul. 2021.
TAPIA, M. N.; MUÑOZ, E. L.; MARTÍ, J. A. T. El aprendizaje servicio: “aprender sirve y servir, enseña”. Quaderns Digitals, Castellón de la Plana, v. 83, 2016. Disponível em: http://www.quadernsdigitals.net/index.php?accionMenu=hemeroteca.VisualizaArticuloIU.visualiza&articulo_id=11444. Acesso em: 17 jul. 2021.
THOMAS, K. J.; REIGART, E. B.; TRICKEY, B. A. An interdisciplinary service learning experience in geriatrics for occupational and physical therapy students. Gerontology & Geriatrics Education, Londres, v. 19, n. 2, 1998. Doi: 10.1300/J021v19n02_08. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J021v19n02_08. Acesso em: 18 jul. 2021.
UNITED NATIONS. Sustainable development goals. Disponível em: https://sdgs.un.org/. Acesso em: 20 jul. 2021.
UNIVERSITAT DE LES ILLES BALEARS. Consell de Direcció. 12131. Acord Executiu del dia 7 de Febrer de 2017 pel qual s’aprova el Programa ApSUIB. Disponível em: https://seu.uib.cat/fou/acord/12131/. Acesso em: 28 jul. 2021.
WORLD HEALTH ORGANISATION - WHO. Health promoting school: an effective approach for early action on NCD risk factors. 2017. Disponível em: http://www.who.int/healthpromotion/publications/health-promotion-school/. Acesso em: 29 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.