Modelos didáticos para ensino inclusivo de física nuclear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-60479

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Física Nuclear, Deficiência Visual

Resumo

Diante do cenário de ausência e superficialidade do ensino de Física Nuclear, preconceitos e mitos sobre o tema em questão e escassez de materiais didáticos voltados para alunos com deficiência, o presente trabalho traz a ação extensionista na construção e aplicação de material didático para o ensino e divulgação científica dos conceitos de energia nuclear. Seu diferencial é o caráter tátil das maquetes, com detalhes em relevos e texturas trabalhadas com o intuito de possibilitar o ensino a alunos com deficiência visual. O material segue a cronologia do emprego da energia nuclear para fins bélicos, apresentando os processos de fusão e fissão nuclear e, posteriormente, as diferentes bombas criadas e utilizadas ao longo da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria. Finaliza com o esquema de uma usina termonuclear, apresentando a geração de energia elétrica a partir de processos nucleares. O trabalho foi aplicado em um evento de divulgação científica que contava com a presença de alunos com e sem deficiência visual, que interagiram e aprenderam a partir do material elaborado. Por fim, essas ações contribuíram para a formação dos alunos da graduação envolvidos no projeto.

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Biografia do Autor

  • Carla Mariana da Silva Pinheiro, Universidade de São Paulo

    Mestranda em Matemática na Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; bolsista FAPESP.

  • Monique França e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista Capes;  subcoordenadora do Programa Meninas na Física.

  • Ana Paula Perini, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Programa Meninas da Física.

  • Lucio Pereira Neves, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Ionizing Radiation Dosimetry in Medicine; coordenador do Laboratório de Instrumentação e Dosimetria (LInDa) e do Programa Meninas da Física. 

Referências

CAMARGO, Éder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
CARVALHO, Joaquim Francisco de. O espaço da energia nuclear no Brasil. Estudos Avançados. São Paulo, v. 26 p. 293-307, 2012.

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Publicado

18-01-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

PINHEIRO, Carla Mariana da Silva; SILVA, Monique França e; PERINI, Ana Paula; NEVES, Lucio Pereira. Modelos didáticos para ensino inclusivo de física nuclear. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 213–227, 2022. DOI: 10.14393/REE-v20n22021-60479. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/60479. Acesso em: 2 abr. 2025.

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