Modelos didáticos para ensino inclusivo de física nuclear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-60479

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Física Nuclear, Deficiência Visual

Resumo

Diante do cenário de ausência e superficialidade do ensino de Física Nuclear, preconceitos e mitos sobre o tema em questão e escassez de materiais didáticos voltados para alunos com deficiência, o presente trabalho traz a ação extensionista na construção e aplicação de material didático para o ensino e divulgação científica dos conceitos de energia nuclear. Seu diferencial é o caráter tátil das maquetes, com detalhes em relevos e texturas trabalhadas com o intuito de possibilitar o ensino a alunos com deficiência visual. O material segue a cronologia do emprego da energia nuclear para fins bélicos, apresentando os processos de fusão e fissão nuclear e, posteriormente, as diferentes bombas criadas e utilizadas ao longo da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria. Finaliza com o esquema de uma usina termonuclear, apresentando a geração de energia elétrica a partir de processos nucleares. O trabalho foi aplicado em um evento de divulgação científica que contava com a presença de alunos com e sem deficiência visual, que interagiram e aprenderam a partir do material elaborado. Por fim, essas ações contribuíram para a formação dos alunos da graduação envolvidos no projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mariana da Silva Pinheiro, Universidade de São Paulo

Mestranda em Matemática na Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; bolsista FAPESP.

Monique França e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista Capes;  subcoordenadora do Programa Meninas na Física.

Ana Paula Perini, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Programa Meninas da Física.

Lucio Pereira Neves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Ionizing Radiation Dosimetry in Medicine; coordenador do Laboratório de Instrumentação e Dosimetria (LInDa) e do Programa Meninas da Física. 

Referências

CAMARGO, Éder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
CARVALHO, Joaquim Francisco de. O espaço da energia nuclear no Brasil. Estudos Avançados. São Paulo, v. 26 p. 293-307, 2012.

Downloads

Publicado

18-01-2022

Como Citar

PINHEIRO, C. M. da S. .; SILVA, M. F. e; PERINI, A. P.; NEVES, L. P. Modelos didáticos para ensino inclusivo de física nuclear. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 213–227, 2022. DOI: 10.14393/REE-v20n22021-60479. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/60479. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)