Exposição itinerante de Física
efeitos na motivação dos estudantes de escolas de Janaúba, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-58127Palavras-chave:
Exposição itinerante de Física, Ensino de Física, MotivaçãoResumo
Este texto apresenta o desenvolvimento, a aplicação e os resultados de uma atividade de extensão a partir de uma Exposição Itinerante de Física. O objetivo é discutir como uma exposição de experimentos relacionados à disciplina de Física contribui para a motivação dos estudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento desse trabalho está associado a um projeto de extensão que visa contribuir com o ensino básico de Física por meio da criação de um espaço lúdico e interativo que pudesse ser levado a diversos ambientes, além de uma pesquisa sobre possíveis impactos gerados pela atividade com experimentos. Preliminarmente, a Exposição Itinerante de Física foi levada a duas escolas da cidade de Janaúba, Minas Gerais, onde as atividades experimentais foram realizadas e os alunos foram convidados a responder questionários de opinião antes e após as intervenções. As análises dos resultados indicam que atividades desse tipo podem interferir positivamente sobre o desenvolvimento da autonomia, a sensação de competência e o estabelecimento de vínculos nos estudantes, que são fatores relacionados à motivação intrínseca, revelando que a proposta pode ter efeitos relevantes sobre os estudantes.
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