Exposição itinerante de Física

efeitos na motivação dos estudantes de escolas de Janaúba, Minas Gerais

Autores

  • João Marcus Neres da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Adevailton Bernardo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-58127

Palavras-chave:

Exposição itinerante de Física, Ensino de Física, Motivação

Resumo

Este texto apresenta o desenvolvimento, a aplicação e os resultados de uma atividade de extensão a partir de uma Exposição Itinerante de Física. O objetivo é discutir como uma exposição de experimentos relacionados à disciplina de Física contribui para a motivação dos estudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento desse trabalho está associado a um projeto de extensão que visa contribuir com o ensino básico de Física por meio da criação de um espaço lúdico e interativo que pudesse ser levado a diversos ambientes, além de uma pesquisa sobre possíveis impactos gerados pela atividade com experimentos. Preliminarmente, a Exposição Itinerante de Física foi levada a duas escolas da cidade de Janaúba, Minas Gerais, onde as atividades experimentais foram realizadas e os alunos foram convidados a responder questionários de opinião antes e após as intervenções. As análises dos resultados indicam que atividades desse tipo podem interferir positivamente sobre o desenvolvimento da autonomia, a sensação de competência e o estabelecimento de vínculos nos estudantes, que são fatores relacionados à motivação intrínseca, revelando que a proposta pode ter efeitos relevantes sobre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcus Neres da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor da rede estadual de ensino em Janaúba, Minas Gerais, Brasil.

Adevailton Bernardo dos Santos

Doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral em Ensino de Ciências em Divulgação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais; professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

CANTORI, W. R. L.; DAS NEVES, E. R. C. Orientações motivacionais de alunos do curso superior: estudo exploratório com estudantes do curso de comunicação social. Acta Científica, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 35-46, 2010. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/acch/article/view/16. Acesso em: 15 maio 2020.

DÍAZ, M. J. M.; KEMPA, R. F. Los alumnos prefieren diferentes estrategias didácticas de la enseñanza de las ciencias en función de sus características motivacionales. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 9, n. 1, p. 59-68, 1991. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/51356. Acesso em: 20 jun. 2020.

GUIMARÃES, S.; BZUNECK, J. A. Propriedades psicométricas de uma medida de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca: um estudo exploratório. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 7, n. 1, p. 1-08, 2002. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-350538. Acesso em 20 jun. 2020.

GUIMARÃES, S. E.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Doi: /10.1590/S0102-79722004000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/DwSBb6xK4RknMzkf5qqpZ6Q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2020.

LABURÚ, C. E. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 383-405, 2006. Doi: 10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6268. Acesso em: 19 mar. 2020.

LOURENÇO, A. A.; DE PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/313. Acesso em: 15 maio 2020.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017. Doi: 10.26512/rpf.v1i1.7074. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332827306_GRANDES_DESAFIOS_PARA_O_ENSINO_DA_FISICA_NA_EDUCACAO_CONTEMPORANEA. Acesso em: 18 abr. 2020.

PAVÃO, A. C. Ensinar ciências fazendo ciência. 2008. Disponível em: http://hpc.ct.utfpr.edu.br/~charlie/docs/PPGFCET/4_TEXTO_01_ENSINAR%20CI%C3%8ANCIAS%20FAZENDO%20CI%C3%8ANCIA.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.

PRIGOL, S.; GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., SEMANA DA PEDAGOGIA, 20., 2008, Cascavel. Anais [...]. Cascavel: Unioeste, 2008.

SANTOS, A. B. A física no ensino médio: motivação e cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20381. Acesso em: 15 maio 2020.

SILVA, J. M. N., SANTOS, A. B. Ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir de demonstrações experimentais. In: ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 9., 2018, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: UFU, 2018.

UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução nº 04/2009, de 27 de março de 2009. Estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. Disponível em http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONSUN-2009-4.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

SILVA, J. M. N. da .; SANTOS, A. B. dos . Exposição itinerante de Física: efeitos na motivação dos estudantes de escolas de Janaúba, Minas Gerais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 162–178, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-58127. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/58127. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)