Ação multiplicadora
uma proposta de inclusão social e acessibilidade no contexto de uma universidade pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57396Palavras-chave:
Inclusão social, Acessibilidade, Extensão universitáriaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo descrever as ações e metodologias adotadas pelo projeto de extensão universitária “Ação multiplicadora: uma proposta de inclusão social e acessibilidade”, anos 2018 e 2019. As principais metodologias adotadas para o desenvolvimento das ações do projeto foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas, preparação de materiais didáticos, seminários, exposições, observação e análise fílmica. O projeto contribuiu para ampliar as discussões acerca da inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência e conscientizar atores sobre a necessidade de propiciar ambientes inclusivos, de socialização e acessíveis. Concluiu-se que o fortalecimento de projetos dessa natureza promove a reflexão da comunidade universitária e auxilia o processo de inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Ensino Superior.
Downloads
Referências
ALBRECHT, E.; BASTOS, A. S. A. M. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 54-71, jan.-jun. 2020. Doi: 10.14393/REE-v19n12020-53428. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/53428. Acesso em: 12 maio 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.
BISSOTO, M. L. Educação inclusiva e exclusão social. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 26, n.45, p. 91-108, jan./abr. 2013. Doi: 10.5902/1984686X5434. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5434. Acesso em: 15 maio 2020.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF, 2016.
CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Londrina, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2133. Acesso em: 15 maio 2020.
CARVALHO, C. V. O cinema como objeto de estudo acadêmico. Revista Política & Trabalho, João Pessoa, n. 31, p. 197-211, set. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/6828. Acesso em: 15 maio 2020.
DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão as Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS/PROEX, 2012.
FRANÇA, I. S. X.; PAGLIUCA, L. M. F. Inclusão social da pessoa com deficiência: conquistas, desafios e implicações para a enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 178-185, mar. 2009. Doi: 10.1590/S0080-62342009000100023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/yR3cywwwzmzN3s6z4Pv4skg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2020.
HOJE Eu Quero Voltar Sozinho. Direção de Daniel Ribeiro. Brasil: Lacuna Filmes, 2014. 1 DVD (96 min.), son., color.
LUHMANN, N. Sociologia do direito I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
MACIEL, M. R. C. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 2, p. 51-56, abr./jun. 2000. Doi: 10.1590/S0102-88392000000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/3kyptZP7RGjjkDQdLFgxJmg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2020.
MAGALHÃES, J. C.; SEVERINO, M. R. Uma análise da institucionalização da política de cotas nas universidades federais brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 6., 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Realize, 2017. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38787. Acesso em: 18 jan. 2020.
MAIA, M. Novo conceito de pessoa com deficiência e proibição do retrocesso. Revista da AGU, v. 12, n. 37, p. 289-306, jul./set., 2013. Disponível em: https://pcd.mppr.mp.br/arquivos/File/novo_conceito_de_pessoa_com_deficiencia_e_proibicao_do_retrocesso.pdf. Acesso: 15 maio 2020.
MEDEIROS, H. A. V.; MELLO NETO, R. D.; GOMES, A. M. Limites da lei de cotas nas universidades públicas federais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 24, n. 6, jan. 2016. Doi: 10.14507/epaa.v24.2200. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275043450006.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.
MURTA, M. A.; FELOMENO, T. A. S.; FERNANDES, T. M. Ensino da LIBRAS como instrumento de inclusão educacional nos cursos de licenciatura: desafios, realidades e necessidades. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 6, p. 74-83, 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/9185. Acesso em: 1º abr. 2020.
PAIVA, M. E. F. Estética e comunicação na fotografia. In.: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM. 6., 2006, Brasília. Anais [...]. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/132540391238908688233998032651539421229.pdf. Acesso em: 10 ago/2020.
PINA-OLIVEIRA, A. A.; CHIESA, A. M. Boaventura de Sousa Santos e suas contribuições para a extensão universitária no século XXI. Extensio, Florianópolis, v. 13, n. 23, p. 3-15, 2016. Doi: 10.5007/1807-0221.2016v13n23p3. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2016v13n23p3. Acesso em: 15 mar. 2020.
PLETSCH, M. D.; LEITE, L. P. Analise da produção cientíifica sobre inclusão no ensino superior brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. especial, p. 87-106, out./dez. 2017. Doi: 10.1590/0104-4060.51042. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/HXgzbFY4WGCBsKPBrJgwv3R/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2020.
RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação: Ciências Humanas e Sociais, Aracajú, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 15 maio 2020.
SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. S. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Rev. bras. educ. espec. , Bauru, v. 16, n. 1, p. 127-136, jan./abr. 2010. Doi: 10.1590/S1413-65382010000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/KkfLLrZ4kTjdTyMhbY3gzfk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2020.
SOUZA, L. C. Recomendações para cursos on-line em língua portuguesa com foco na integração de alunos surdos. 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
VAN PETTEN, A. M. N. et al. Cotas para pessoas com deficiência nas instituições federais de ensino: desafios e perspectivas para a acessibilidade e inclusão na UFMG. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR. 3., 2017, Belo Horizonte. Anais [...]. Disponível em: https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/CIM/schedConf/presentations Acesso em: 20 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.