Ação multiplicadora

uma proposta de inclusão social e acessibilidade no contexto de uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57396

Palavras-chave:

Inclusão social, Acessibilidade, Extensão universitária

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever as ações e metodologias adotadas pelo projeto de extensão universitária “Ação multiplicadora: uma proposta de inclusão social e acessibilidade”, anos 2018 e 2019. As principais metodologias adotadas para o desenvolvimento das ações do projeto foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas, preparação de materiais didáticos, seminários, exposições, observação e análise fílmica. O projeto contribuiu para ampliar as discussões acerca da inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência e conscientizar atores sobre a necessidade de propiciar ambientes inclusivos, de socialização e acessíveis. Concluiu-se que o fortalecimento de projetos dessa natureza promove a reflexão da comunidade universitária e auxilia o processo de inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Fernanda Costa Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Administração no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil; servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Isadora Oliveira Gondim, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Sonia Maria Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano. 

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

SILVA, F. C. .; GONDIM, I. O.; SOARES, S. M. Ação multiplicadora: uma proposta de inclusão social e acessibilidade no contexto de uma universidade pública brasileira. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 147–161, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-57396. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57396. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência