Educação quilombola em Paracatu (MG)
o papel da extensão e da pesquisa na Universidade Federal de Uberlândia (2016-2017)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-49263Palavras-chave:
Comunidade quilombola, Pesquisa e extensão universitáriaResumo
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Aborda a efetivação das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola dentro da comunidade remanescente de quilombo São Domingos, em Paracatu, Minas Gerais. Trata-se de estudo qualitativo, etnográfico e interligado à pesquisa-ação, para o qual foram utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os procedimentos metodológicos constam da atuação inicial da pesquisadora em campo, coordenando o projeto de extensão denominado “Estágio Interdisciplinar de Vivência Quilombola”. Este artigo ressalta uma das contribuições mais importantes da dissertação, descrevendo o papel da universidade no cumprimento de uma das metas da política de extensão e do Plano Nacional de Pós-Graduação e sua contribuição para a justiça social no país diante da necessidade de ampliar os direitos das comunidades quilombolas, inclusive a educação escolar. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o número 61090516.3.0000.5152.
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