Quem transforma se transforma

extensionistas no exercício da extensão

Autores

  • Peterson Elizandro Gandolfi Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0003-0913-6353
  • Ana Luiza Guimarães Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Denilson Carrijo Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Raquel Caixeta Gandolfi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-art04

Palavras-chave:

extensão universitária, Campus Universitário, transformação social, lideranças estudantis., Lideranças estudantis

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados do processo de transformação e autotransformação dos agentes envolvidos que participaram de ações extensionistas. Para isso, apresentamos aqui três casos que foram selecionados dentre as ações de extensão ocorridas em um Campus Universitário da Universidade Federal de Uberlândia de caráter eminentemente tecnológico (engenharias e biotecnologia) e as ações conseguirem envolver aproximadamente 70 estudantes distribuídos em três casos distintos: Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus, Lar de Idosas Eurípedes Barsanulfo e Lar Vicentino Padre Alaor. Os resultados apontaram para a identificação de três tipos de transformações. A primeira transformação foi relacionada aos resultados identificados no público-alvo e organizações participantes dos casos. A segunda transformação está relacionada ao processo de autotransformação dos estudantes que foi constatado inicialmente pelo entendimento por parte dos estudantes da diferença entre assistência e extensão, seguido da necessidade de envolvimento, comprometimento e aprendizado sobre dialogicidade, presentes no processo de planejamento e elaboração de um projeto de extensão. A terceira e última transformação está relacionada ao início do debate sobre a necessidade do Campus criar e implementar uma agenda de extensão que venha ao encontro das demandas sociais mais importantes e relevantes da comunidade que a cerca.

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Biografia do Autor

Peterson Elizandro Gandolfi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil; professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão  Organizacional (Mestrado Profissional) da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; investigador visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal

Ana Luiza Guimarães Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Denilson Carrijo Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Maria Raquel Caixeta Gandolfi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta nesta universidade; investigadora visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal

Referências

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

GANDOLFI, P. E.; BORGES, A. L. G. .; FERREIRA, D. C. .; GANDOLFI, M. R. C. Quem transforma se transforma: extensionistas no exercício da extensão. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 88–109, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/41326. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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