O planejamento financeiro familiar como estratégia de empoderamento de uma comunidade economicamente vulnerável

Autores

  • Denilson Carrijo Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Peterson Elizandro Gandolfi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-rel01

Palavras-chave:

Planejamento financeiro familiar, Extensão, Comunidade vulnerável, Educação popular

Resumo

O programa Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST) é uma experiência do Fundo Socioambiental do Banco Caixa Econômica Federal realizada no território brasileiro, que tem por objetivo promover o desenvolvimento integrado e sustentável do território e dos sujeitos que o compõem. São famílias em situação de vulnerabilidade social, de baixa renda, baixa escolaridade, além do grande número de pessoas com deficiência. Ideologicamente, todo o projeto foi realizado a partir do processo de dialogicidade no âmbito coletivo, participativo e democrático. Durante a implementação da oficina, novos temas emergiram e verificamos a importância de se fazer o aprofundamento e desenvolvimento em finanças de médio e longo prazo. Após a realização da oficina, fizemos uma avaliação com os participantes e, posteriormente, avaliamos algumas possíveis mudanças e transformações na vida da comunidade a partir do projeto. Os resultados apontam para um processo duplo de aprendizado e transformação entre a comunidade e a universidade. A dinâmica da atividade, com participação ativa dos moradores, fez com que o empoderamento gerado pudesse ser replicado tanto em suas famílias, quanto nos grupos sociais dos quais participam. Os moradores não saíram apenas informados, mas tornaram-se formadores.

Downloads

Biografia do Autor

  • Denilson Carrijo Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

  • Peterson Elizandro Gandolfi, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil; professor assistente da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais.

Referências

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/ files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o- Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2017.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 7. ed. São Paulo: Harbra, 1997. 775 p.

GÜNTHER, M. Planejamento das finanças pessoais: benefícios e influências na qualidade de vida. 2008. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional) – Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, 2008.

Downloads

Publicado

09-08-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

FERREIRA, Denilson Carrijo; GANDOLFI, Peterson Elizandro. O planejamento financeiro familiar como estratégia de empoderamento de uma comunidade economicamente vulnerável. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 93–104, 2018. DOI: 10.14393/REE-v17n12018-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/40750. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)