Ensino de Biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de Mato Grosso

Autores

  • Nelson Antunes de Moura Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Eurico Cabreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_rel01

Palavras-chave:

Ilustrações de peixes. Ensino de Biologia. Materiais didáticos.

Resumo

A ilustração científica alia conhecimentos da arte e da ciência para a produção de conhecimento acerca da biodiversidade nas ciências biológicas e pode ser
utilizada como ferramenta didática no ensino de Ciências e Biologia. Este estudo visou desenvolver atividades didáticas por meio de oficinas para professores e alunos do ensino médio de três municípios do estado de Mato Grosso: Cáceres, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade. As oficinas foram realizadas nos meses de maio e junho de 2014 e contaram com a participação de 74 cursistas, produzindo aproximadamente 148 ilustrações de peixes das bacias pantaneiras e amazônicas. Foram apresentados os aspectos históricos, os principais ilustradores e as técnicas mais utilizadas para a representação dos peixes, que contribuíram com a produção de ilustrações didáticas para ampliar o conhecimento da ictiofauna dos dois biomas e para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Antunes de Moura, Universidade do Estado de Mato Grosso

UNEMAT campus Universitário de Tangará da Serra Departamento de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

11-02-2015

Como Citar

DE MOURA, N. A.; CABREIRA DOS SANTOS, E. Ensino de Biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de Mato Grosso. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 71–78, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27270. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência