Ensino de Biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de Mato Grosso

Autores/as

  • Nelson Antunes de Moura Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Eurico Cabreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_rel01

Palabras clave:

Ilustrações de peixes. Ensino de Biologia. Materiais didáticos.

Resumen

A ilustração científica alia conhecimentos da arte e da ciência para a produção de conhecimento acerca da biodiversidade nas ciências biológicas e pode ser
utilizada como ferramenta didática no ensino de Ciências e Biologia. Este estudo visou desenvolver atividades didáticas por meio de oficinas para professores e alunos do ensino médio de três municípios do estado de Mato Grosso: Cáceres, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade. As oficinas foram realizadas nos meses de maio e junho de 2014 e contaram com a participação de 74 cursistas, produzindo aproximadamente 148 ilustrações de peixes das bacias pantaneiras e amazônicas. Foram apresentados os aspectos históricos, os principais ilustradores e as técnicas mais utilizadas para a representação dos peixes, que contribuíram com a produção de ilustrações didáticas para ampliar o conhecimento da ictiofauna dos dois biomas e para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Biologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nelson Antunes de Moura, Universidade do Estado de Mato Grosso

UNEMAT campus Universitário de Tangará da Serra Departamento de Ciências Biológicas

Publicado

2015-02-11

Cómo citar

DE MOURA, N. A.; CABREIRA DOS SANTOS, E. Ensino de Biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de Mato Grosso. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 71–78, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27270. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência