Ensino de Biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de Mato Grosso

Autores

  • Nelson Antunes de Moura Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Eurico Cabreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_rel01

Palavras-chave:

Ilustrações de peixes. Ensino de Biologia. Materiais didáticos.

Resumo

A ilustração científica alia conhecimentos da arte e da ciência para a produção de conhecimento acerca da biodiversidade nas ciências biológicas e pode ser
utilizada como ferramenta didática no ensino de Ciências e Biologia. Este estudo visou desenvolver atividades didáticas por meio de oficinas para professores e alunos do ensino médio de três municípios do estado de Mato Grosso: Cáceres, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade. As oficinas foram realizadas nos meses de maio e junho de 2014 e contaram com a participação de 74 cursistas, produzindo aproximadamente 148 ilustrações de peixes das bacias pantaneiras e amazônicas. Foram apresentados os aspectos históricos, os principais ilustradores e as técnicas mais utilizadas para a representação dos peixes, que contribuíram com a produção de ilustrações didáticas para ampliar o conhecimento da ictiofauna dos dois biomas e para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Biologia.

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Biografia do Autor

  • Nelson Antunes de Moura, Universidade do Estado de Mato Grosso
    UNEMAT campus Universitário de Tangará da Serra Departamento de Ciências Biológicas

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Publicado

11-02-2015

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

DE MOURA, Nelson Antunes; CABREIRA DOS SANTOS, Eurico. Ensino de Biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de Mato Grosso. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 71–78, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27270. Acesso em: 17 jul. 2025.