ORA-PRO-NÓBIS: CULTIVO E USO COMO ALIMENTO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n12014_rel06Palavras-chave:
Pereskia aculeata Miller, Hortaliça não convencional, ManejoResumo
O governo brasileiro incentiva o consumo de hortaliças não convencionais como forma de aproveitamento da biodiversidade brasileira e suprimento de necessidades nutricionais de forma viável à população. A Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) é uma hortaliça nativa brasileira que se propaga facilmente e seu cultivo apresenta baixa incidência de doenças e demanda hídrica. A hortaliça é viável para o cultivo doméstico, como fonte nutricional de baixo custo, recomendada para o consumo diário na alimentação. O presente texto analisa os resultados das ações de extensão, desenvolvidas por membros do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), nas quais é proposto ampliar o cultivo e o uso na alimentação humana da Ora-pro-nóbis. As atividades foram conduzidas por uma equipe de alunas de graduação e professores, com a distribuição de mudas aos moradores da zona rural e urbana do município de Uberlândia- MG, para que fossem plantadas, cultivadas e incluídas no elenco de hortaliças consumidas pelas famílias atendidas. Os dados apresentados revelam interesse da população na cultura da planta, porém o uso efetivo na alimentação ainda ficou restrito a poucas famílias envolvidas no projeto, revelando ainda haver o desafio de estimular os que plantaram a consumi-la e aumentar a frequência do consumo para os que já o fazem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-07-2014
Como Citar
RIBEIRO, P. dos A.; DOS REIS, W. G.; DE ANDRADE, R. R.; QUEIROZ, C. R. A. dos A. ORA-PRO-NÓBIS: CULTIVO E USO COMO ALIMENTO HUMANO. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 70–81, 2014. DOI: 10.14393/REE-v13n12014_rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/24505. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.