Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos

Autores

  • Marcela Marques Maciel Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Cardoso Fernandes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_art03

Palavras-chave:

Direitos fundamentais e humanos, Democracia, Justiça de Transição, Educação, Cidadania

Resumo

O presente texto, baseado no projeto de extensão homônimo, executado nos anos de 2011 e 2012, tem como objetivo apresentar a organização, o desenvolvimento e os resultados obtidos com tal iniciativa. Tendo como base o incentivo à conscientização de jovens quanto à Democracia, à Cidadania, aos Direitos Humanos e à Justiça de Transição, o ambiente escolhido para a realização do projeto foram salas de aula de uma escola pública de ensino médio de Uberlândia-MG. A partir de dinâmicas e outras atividades coletivas, foram estimulados debates para a construção crítica dos principais conceitos e o desenvolvimento do aprendizado desejado com apoio nos valores de autonomia, reflexão crítica e participação ativa dos alunos. Isso se torna essencial para que, por meio da educação, seja possível disseminar o respeito aos direitos e liberdades do próximo, assim como posto na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Marcela Marques Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia

Renata Cardoso Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

19-12-2013

Como Citar

MACIEL, M. M.; FERNANDES, R. C. Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 37–50, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20871. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais