Acompanhamento psicológico à criança pequena e seus pais em serviço de clínica-escola de psicologia

Autores

  • Inês Amosso Dolci Universidade Oeste Paulista
  • Iúri Yrving Müller Silva Universidade do Estado de São Paulo
  • Andressa Miaki Vidotto Universidade Oeste Paulista
  • Cleuza J. Oliveira Cuissi Universidade Oeste Paulista
  • Samira Lomas Malacrida Universidade Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20535

Resumo

O propósito deste escrito é descrever e analisar uma prática de atuação, desenvolvidasob a forma de projeto de extensão universitária, com crianças com idade inferior a cinco anos e seuspais. O texto inicia-se com uma contextualização histórica da Psicanálise de Crianças, caracterizando-a em seus aspectos fundamentais para, em seguida, posicioná-la em relação à universidade e à Clínica-escola de Psicologia, local onde a prática acontece. O trabalho objetiva oferecer acompanhamentopsicológico a crianças pequenas e uma atenção diferenciada aos seus pais. No texto, a prática édescrita detalhadamente e analisada com base em referenciais teóricos e técnicos da Psicanálise deCrianças. Pretende-se, com o desenvolvimento desses atendimentos, amenizar o sofrimento psíquicode crianças pequenas, bem como propiciar ao aluno do curso de psicologia conhecimentos que possamampliar os oferecidos em sua formação regular no curso de graduação.

Downloads

Downloads

Publicado

27-01-2010

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

AMOSSO DOLCI, Inês; YRVING MÜLLER SILVA, Iúri; MIAKI VIDOTTO, Andressa; J. OLIVEIRA CUISSI, Cleuza; LOMAS MALACRIDA, Samira. Acompanhamento psicológico à criança pequena e seus pais em serviço de clínica-escola de psicologia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.14393/REE-v8n22009-20535. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20535. Acesso em: 13 jun. 2025.