Subjetividade e trabalho em um empreendimento solidário: um caso de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20451Palavras-chave:
Extensão UniversitáriaResumo
Apresenta-se de modo sucinto um caso de extensão universitária em um empreendimento econômico solidário de produção artesanal, fruto da atuação investigação/intervenção junto a um grupo de artesãos em uma comunidade rural. Nesse sentido, objetivou-se trabalhar a subjetividade e a implicação individual no processo coletivo, como forma de subsidiar a emersão de sujeitos sociais, responsáveis e ativos na dinâmica comunitária e coletiva. Utilizou-se do método da pesquisa-ação na construção de todo o processo grupal. Observou-se, como pontos que sinalizam para uma proximidade de resultados, o início de uma maior participação de alguns indivíduos, que outrora se mostravam passivos ao processo grupal. Ainda, foi possível acompanhar processos de divergência x convergência e conflitos x entendimento entre membros do grupo. No trato do mutirão comunitário percebeu um início de trabalho com grandes resultados e um declínio constante nas participações, até uma completa estagnação da execução da obra civil. Dentre os diversos aspectos observados, pode-se mencionar que alguns pontos se mostraram como positivos e outros sinais, por outro lado, merecem ser trabalhados, em um processo que deve ser contínuo em médio prazo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ataualpa Luiz de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.