Subjetividade e trabalho em um empreendimento solidário: um caso de extensão universitária

Autores

  • Ataualpa Luiz de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20451

Palavras-chave:

Extensão Universitária

Resumo

Apresenta-se de modo sucinto um caso de extensão universitária em um empreendimento econômico solidário de produção artesanal, fruto da atuação investigação/intervenção junto a um grupo de artesãos em uma comunidade rural. Nesse sentido, objetivou-se trabalhar a subjetividade e a implicação individual no processo coletivo, como forma de subsidiar a emersão de sujeitos sociais, responsáveis e ativos na dinâmica comunitária e coletiva. Utilizou-se do método da pesquisa-ação na construção de todo o processo grupal. Observou-se, como pontos que sinalizam para uma proximidade de resultados, o início de uma maior participação de alguns indivíduos, que outrora se mostravam passivos ao processo grupal. Ainda, foi possível acompanhar processos de divergência x convergência e conflitos x entendimento entre membros do grupo. No trato do mutirão comunitário percebeu um início de trabalho com grandes resultados e um declínio constante nas participações, até uma completa estagnação da execução da obra civil. Dentre os diversos aspectos observados, pode-se mencionar que alguns pontos se mostraram como positivos e outros sinais, por outro lado, merecem ser trabalhados, em um processo que deve ser contínuo em médio prazo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ataualpa Luiz de Oliveira
    Psicólogo e especialista em Gestão de Negócios em contexto empreendedor pela UFSJ; Mestre em Administração pela UFLA. Trabalha com Gestão de pessoas e Projetos no terceiro setor.

Downloads

Publicado

27-01-2010

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Ataualpa Luiz de. Subjetividade e trabalho em um empreendimento solidário: um caso de extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.14393/REE-v8n22009-20451. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20451. Acesso em: 4 maio. 2025.