Os estudantes da educação de jovens e adultos

um olhar sobre suas condições de estudo e trabalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53349

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Trabalho, Formação, Escola Pública

Resumen

Para se realizar uma pesquisa, Lüdke e André (1986) colocam que é preciso realizar o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. A proposta deste estudo se justificou pela necessidade de conhecermos e ampliarmos a compreensão sobre quem são os sujeitos jovens e adultos que buscam a formação escolar no período noturno, bem como, compreender as relações mais amplas que influenciam a vida desses sujeitos no que diz respeito ao seu retorno ao contexto escolar e às condições que conciliam estudos e trabalho. Entendemos que essa proposta tende a contribuir significativamente para as escolas por possibilitar identificar quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo com dados para realimentar as propostas pedagógicas a partir das referências desenvolvidas neste trabalho acadêmico, de modo a contribuir com os professores para uma ação de repensar suas práticas pedagógicas no atendimento às demandas desse público específico. Na direção do entendimento da educação como direito, este estudo se alia às lutas mais amplas da classe trabalhadora no sentido de compreender as condições objetivas que o estudante trabalhador da EJA possui para concluir seus estudos.

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Biografía del autor/a

Elisa Campos Teodoro, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Silvia Alves dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Marxismo.

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

TEODORO, E. C.; SANTOS, S. A. dos. Os estudantes da educação de jovens e adultos: um olhar sobre suas condições de estudo e trabalho. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 16–33, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53349. Acesso em: 24 nov. 2024.