O desafio de ensinar língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art07Palabras clave:
Língua Inglesa, Educação de Jovens e Adultos, EgressosResumen
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica e seu público é bastante heterogêneo. Por conta dessa diversidade, o ensino de língua inglesa na modalidade é bastante desafiador. Este texto é o resultado de uma entrevista com uma docente egressa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), que trabalha com língua inglesa na modalidade EJA. Cabe ressaltar que a análise dos dados da entrevista teve como base metodológica o processo de tematização proposto por Fontoura (2011). Os temas levantados a partir da entrevista com a docente foram: a) escolha pela profissão; b) desenvolvimento profissional docente; e c) desafios de lecionar inglês para turmas da EJA. A escuta atenta da docente entrevistada trouxe outro jeito de pensar a escola e principalmente a sala de aula de inglês da EJA.
Descargas
Citas
ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 19-50.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Carlos Roberto Jamil Cury (Relator). Parecer CEB no11/2000. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF, 2000a.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação e jovens e adultos. Brasília, DF, 2000b.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos: versão atualizada na CONFITEA BRASIL+6. Brasília: MEC, 2016.
FONTOURA, H. A. da. Analisando dados qualitativos através da tematização. In: ______. (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói, Intertexto, 2011, p. 61-82. (Coleção Educação e Vida Nacional).
_____. Formação de professores, fazer docente, desenvolvimento profissional: tecendo considerações sobre ser professor. In: _____. (Org.) Residência pedagógica: espaço de formação docente. Niterói, Intertexto, 2016, p. 11-19.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. A boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Ghubras, 2003.
JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, Ano XXX, v. 63, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.
LEITE, S. A. da S. et al. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, SP: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
ROSA, M. I. P. Sentidos da cultura escolar: disciplinas escolares e identidades docentes. In: FONTOURA, H. A. da; SILVA, M. (Org.). Formação de professores, culturas: desafios à pós-graduação em educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p.199-208. Disponível em: <http://www.fe.ufrj.br/anpedinha2011/ebook2.pdf>. Acesso em: 19 set. 2016.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TECCHIO, I.; BITTENCOURT, M. B. A tradução no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Revista Magistro, Duque de Caxias, v. 2, n. 1, p. 152-165, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Letícia Miranda Medeiros, Helena Amaral da Fontoura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.