A mulher e a educação escolar

um recorte da EJA na atualidade

Authors

  • Keila Cristina Medeiros Palácios Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7005-849X

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art07

Keywords:

Education of Young and Adults, Women, Schooling

Abstract

Over time, women have struggled and still struggle to be able to establish their place in society, given all the inequality suffered throughout history. And it is through education that many see the opportunity to change their lives. The objective of this research is to analyze what women mothers and heads of families seek through their training in the Education of Young and Adults (EJA), raising who this woman is, what reasons led them to study in this modality, what future perspectives they hold through school education, and if there are educational public policies aimed at them. The field research was carried out through interviews with previously structured questions, with seven EJA students from the Municipality of Naviraí, State of Mato Grosso do Sul, Brazil. The results suggest that the EJA presents itself as an important space to overcome the social exclusion of many women who did not have access to schooling at the regular age, as well as a space for dreams and professional idealizations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Keila Cristina Medeiros Palácios, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) durante a graduação.

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UFMS/FAED). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

References

AMAZONAS, M. C. L. A.; LIMA, A. O.; DIAS, C. M. S. B. Mulher e família: diversos dizeres. Recife: Oficina do Livro, 2006. 260 p.

ANDRADE, S. S. Juventude, processos de escolarização e maternidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 8., 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Editora Mulheres, 2008. p. 1-7. Disponível em:<http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/>. Acesso em: 20 nov. 2016.

ASTI VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. 5. ed. Porto Alegre: Globo, 1979. 223 p.

BARROS, J. N.; ROCHA, M. M. S. Mulher, mãe e profissional: uma breve discussão sobre o reflexo dessas escolhas no modo de ser mulher. Minas Gerais: Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, 2008. Disponível em: <http://www.unilestemg.br/kaleidoscopio/artigos/volume2/mulhe_mae_e_profissional_uma_

breve_discussao_sobre_o_reflexo_dessas_escolhas_no_modo_de_ser.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

______. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2013. 114 p.

BRITO, D. R. S.; MIRANDA, J. A. A escolarização da mulher: o paradoxo entre a luta pela emancipação e as práticas familiares. In: SEMANA DE PEDAGOGIA, 5., 2012, Bahia. Anais... Bahia: Editora da UESB, 2012. p. 6. Disponível em:<http://www.uesb.br/eventos/semanapedagogia/anais/58CO.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.

CARMO, K. S. N.; ISCHIARA, J. C.; CARNEIRO, S. N. V. A subjetividade feminina na atualidade: um levantamento de como a mulher se percebe diante dos papéis assumidos por ela. 2011. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0249.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2016.

COELHO, V. P. O trabalho da mulher, relações familiares e qualidade de vida. Revista Social & Sociedade. São Paulo, n. 71, p. 63-79, 2002.

COSTA, I. H.; ANDROSIO, V. O. As transformações do papel da mulher na contemporaneidade. 2009. Disponível em: <http://www.pergamum.univale.br/pergamum/tcc/Astransformacoesdopapeldamulhernacontemporaneidade.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2016.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 1-13, 2008. Disponível em: <http://rica.unibes.com.br/index.php/rica/article/view/243/234>. Acesso em: 20 nov. 2016.

DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 55, p. 58-77, nov. 2001. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000300005.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. D. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, maio-ago. 2000. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Aspectos complementares da educação de jovens e adultos e educação de profissional 2007. 2009. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv41864.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2016.

______. Indicadores sobre trabalho decente: uma contribuição para o debate da desigualdade de gênero. 2011. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49383.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

______. Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas. 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_

Trabalho_Perg_Resp.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2016.

______. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=245700>. Acesso em: 10 jan. 2017.

______. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2014. 2015. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94935.pdf >. Acesso em: 10 jan. 2017.

______. Estatística de gênero: uma análise do senso demográfico 2010. 2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=288941>. Acesso em: 4 dez. 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. In. _______. (Orgs.). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 174-214.

MORAES, E. Ser mulher na atualidade: a representação discursiva da identidade feminina em quadros humorísticos de Maitena. Maringá, 2012. In: TASSO, I., NAVARRO, P. (Orgs.) Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas [online]. Maringá: Eduem, 2012. p. 259-285.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. 41 p.

ORO, A. C.; WESCHENFELDER, R. C. S. Mulheres e EJA: o que elas buscam? 2010. Disponível em: <http://www.upplay.com.br/restrito/nepso2010/pdf/artigos/caxias/Artigo%20Mulheres%20e%20-EJA%20%20o%20que%20elas%20buscam.pdf >. Acesso em: 20 nov. 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 275 p.

PROBST, E. R.; RAMOS, P. A evolução da mulher no mercado de trabalho. 2015. Disponível em: <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev02-05.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2017.

RITT, C. F. A conquista da educação pelas mulheres na história do Brasil, a violência doméstica praticada contra a mulher e a aplicação do art. 41 da Lei Maria da Penha, para a punição do agressor da violência de gênero. Revista do Curso de Direito da FSG, Caxias do Sul, v. 6, n. 12, p. 41-53, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/viewFile/357/331>. Acesso em: 20 nov. 2016.

RODRIGUES, V. L.; COSTA, F. L. A importância da mulher. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED/PR, 2011. (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2017.

SILVA, R. P. Adolescentes na EJA. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/72595>. Acesso em: 10 jan. 2017.

SINGH, K. S. O direito à educação: países concordam em promover o acesso das mulheres à educação. In: MCCALL, D. L. (Org.). Educação de mulheres e meninas. E Journal USA: Departamento de Estado dos EUA / Bureau de Programas de Informações Internacionais, v. 15, n. 12, 2011. Disponível em: <http://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/Educating_Women_and_Girls_0611p.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2016.

TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M. O que leva jovens e adultos a buscar a EJA?: agumas considerações. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3., 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: SINECT, 2012. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2012/down.php?id=2584&q=.>. Acesso em: 20 nov. 2016.

Published

2018-01-09

How to Cite

PALÁCIOS, K. C. M.; REIS, M. das G. F. de A. dos; GONÇALVES, J. P. A mulher e a educação escolar: um recorte da EJA na atualidade. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 104–121, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39169. Acesso em: 24 nov. 2024.