Programa computacional para cálculo de forças decorrentes da pressão da água sobre taludes submersos de barragens
Palavras-chave:
Mecânica dos Fluidos, barragens, distribuição de pressãoResumo
A elevação do nível de água provocado pelas barragens resulta no aumento da pressão estática sobre a zona submersa do talude de montante. O efeito dessa distribuição de pressão é o surgimento de forças, as quais têm componentes que tendem a empurrar o maciço na direção longitudinal. O cálculo dessas forças está vinculado com a altura da barragem, com a distribuição da área submersa do talude e com eventuais efeitos de estratificação no reservatório. Essa estimativa é importante para projetos e para a segurança das barragens. Este artigo apresenta um programa computacional desenvolvido especificamente para esse fim: previsão de forças sobre taludes submersos. O programa é amigável, utiliza planilha eletrônica e foi codificado em Visual Basic for Applications (VBA). A opção pela solução numérica possibilita o cálculo de situações mais complexas, como áreas submersas irregulares e assimétricas, bem como estratificação decorrente da temperatura e da salinidade da água. Uma aplicação para a barragem do Tambor foi realizada, indicando convergência e estabilização da solução para discretizações verticais da ordem de centímetros e, principalmente da ordem de milímetros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Engenharia Civil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Brasileira de Engenharia Civil. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.