Promoção de saúde mental no ensino superior no norte do Brasil na pandemia da COVID-19

Autores

  • Marck de Souza Torres Universidade Federal do Amazonas
  • Priscila Carmo Marinho Universidade Federal do Amazonas
  • Rafaela Levinthal Da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Vitor Hubo Lobo ALVES Universidade Federal do Amazonas
  • Sophia Omidirê Sobreira F. de Macedo Universidade Federal do Amazonas
  • Gisele Cristina Resende Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Psicologia Clínica, Assistência à Saúde Mental, Pandemia COVID-19

Resumo

A Pandemia da Covid-19 impactou a vida dos jovens universitários para mitigar o sofrimento psíquico, foi criado um projeto de extensão “Quarentena com o Futuro”. Este trabalha objetiva descrever a experiência de intervenção psicológica em grupo para promoção de saúde mental para acadêmicos dos diversos cursos de graduação. A metodologia foi a formação de grupos operativos com cinco encontros mediados por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os resultados da ação extensionista demonstraram a efetividade da intervenção psicológica como promotora de saúde mental aos estudantes universitários. Considerou-se que a intervenção trouxe benefícios para os universitários, particularmente para repensar a retomada dos projetos de vida durante a pandemia de Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0000-0002-0717-982X. E-mail: marcktorres@ufam.edu.br

Priscila Carmo Marinho, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas. http://lattes.cnpq.br/1142169497726038. E-mail: priscilacm97@gmail.com

Rafaela Levinthal Da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas. http://lattes.cnpq.br/9559048158091390. E-mail: rafaelalevinthal.s@gmail.com

Vitor Hubo Lobo ALVES, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0000-0003-3406-884X. E-mail: kiura.live@gmail.com

Sophia Omidirê Sobreira F. de Macedo, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0000-0002-8120-6072. E-mail: sophiasobreiraam@gmail.com

Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0000-0002-6898-0995. E-mail: giseleresende@ufam.edu.br

Referências

Andrade, S. (2010). Teoria e Prática de Dinâmica de Grupo: Jogos e Exercícios. (5ª ed.). Casa do Psicólogo.

Aristovnik, A., Keržič, D., Ravšelj, D., Tomaževič, N., & Umek, L. (2020). Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, 12(20), 8438. https://doi.org/10.3390/su12208438

Bao, Y., Sun, Y., Meng, S., Shi, J., & Lu, L. (2020). 2019-nCoV epidemic: address mental health care to empower society. The Lancet, 395(10224), e37-e38. http://dx.doi.org/10.1016/S0140

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(10227), 912-920. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Carniel, I. C. (2008). Possíveis intervenções e avaliações em grupos operativos. Revista da SPAGESP, 9(2), 33-38. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702008000200006

Chandra, Y. (2020). Online education during COVID-19: perception of academic stress and emotional intelligence coping strategies among college students. Asian Education and Development Studies, 10(2), 229-238. http://doi.org/10.1108/AEDS-05-2020-0097

Costa Neto, A. A., Amparo, D. M., & Carvalho Júnior, A. C. N. (2020). A Extensão Universitária como Dispositivo para Formação do Psicólogo em Saúde Mental. Psicologia Revista, 29(2), 471-488. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p471-488

Dagnino, R., & Freitas, M. W. D. (2020). Casos de covid-19 nos municípios do estado do Amazonas, Brasil. SocArXiv. r6gfa, Center for Open Science. https://ideas.repec.org/p/osf/socarx/r6gfa.html

Diener, E, Heintzelman, S. J., Kushlev, K., Tay, L., Wirtz, D., Lutes, L. D., & Oishi, S. (2017). Findings all psychologists should know from the new science on subjective well-being. Canadian Psychology. 58(2), 87-104. https://doi.org/10.1037/cap0000063

Diener, E., Lucas, R. E., & Oishi, S. (2018). Advances and Open Questions in the Science of Subjective Well-Being. Collabra: Psychology. 4(1), 15. https://doi.org/10.1525/collabra.115

Dong, L., & Bouey, J.(2020). Public mental health crisis during COVID-19 pandemic, China. Emerging infectious diseases, 26(7), 1616–1618. https://doi.org/10.3201/eid2607.200407

Duan, L., & Zhu, G. (2020). Psychological interventions for people affected by the COVID-19 epidemic. The Lancet Psychiatry, 7(4), 300-302. https://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)3

Finkler, L., Cunda, M. F., Giongo, C. D., Rosa, H. La R., & Obst, J. (2021). Intervisão: estratégia de formação profissional para o trabalho com famílias e comunidades. Pensando famílias, 25(1), 112-126. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2021000100010&lng=pt&tlng=pt.

Jager, M. E., Bemgochea Junior, D. P., Torres, I. E., Alberti, T. F., & Santos, S. S. (2021). Formação em psicologia e práticas extensionistas: relato de uma experiência universitária. Linhas Críticas, 27. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35340

Marques, E. (2005). Mude. http://www.edsonmarques.com/p/mude.html

Marinho-Araújo, C. M., & Neves, M. M. B. J. (2006). Psicologia Escolar e o compromisso/responsabilidade social: uma experiência de Extensão Universitária. Boletim Academia Paulista de Psicologia, 1 (6), 57-67. https://www.redalyc.org/pdf/946/94626110.pdf

Mello, R. D. V. (2012). Árvore dos sonhos: uma metodologia de planejamento participativo (Trabalho de Conclusão de curso). Universidade Estadual Paulista. Library. https://1library.org/document/1y91rnlq-arvore-dos-sonhos-uma-metodologia-de-planejamento-participativo.html

Montenegro, O. (1999). A lista. https://www.letras.mus.br/oswaldo-montenegro/65521/

Nassr, R. M., Aborujilah, A., Aldossary, D. A., & Aldossary, A. A. A. (2020). Understanding education difficulty during COVID-19 lockdown: Reports on malaysian university Students’ experience. IEEE access, 8, 186939-18695. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3029967

Nunes, M. A. P. D., Aguiar, R. N., Pereira, M. C. S., Silva, J. L., & Nascimento, L. C. G. (2022). Intervenção grupal em um contexto de vulnerabilidade social: promoção da saúde e habilidades sociais - relato de experiência. Perspectivas em Psicologia, 25(1). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/48211

Oliveira, C. T., Santos, A. S., & Dias, A. C. G. (2016). Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação. Psicologia Ciência e Profissão, 36(4), 864-876. https://doi.org/10.1590/1982-3703003052015

Osti, A., Pontes Júnior, J. A. F. , & S. Almeida, L. (2021). O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Revista Prâksis, 3, 275–292. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676

Pereira, T. T. S. O. (2013). Pichon-Rivière, a dialética e os grupos operativos implicações para pesquisa e intervenção. Revista da SPAGESP, 14(1), 21-29. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702013000100004

Pichon-Rivière E. (2000). O processo grupal. (Velloso, M. A. F, Gonçalves, M.S., Trad.) Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1983)

Sahu, P. (2020). Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4), e7541. https://doi.org/10.7759/cureus.7541

Schimiguel, J., Fernandes, M. E., & OKANO, M. T. (2020). Investigating Remote and Live Lessons through Collaborative Tools during Covid-19 Quarantine: Experience Report. Research, Society and Development, 9(9). https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7387

Universidade Federal do Amazonas (2020). Resolução nº 003 do Conselho Superior de Ensino e Extensão. Manaus: Universidade Federal do Amazonas. https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3497/1/SEI_UFAM%20-%200276638%20-%20Resoluc%cc%a7a%cc%83o_0032020_CONSEPE_ERE.pdf

Wang, W., Tang, T., & Wei, F. (2020). Updated understanding of the outbreak of 2019 novel coronavirus (2019‐nCoV) in Wuhan, China. Journal of Medical Virology. 92(4), 441–447. https://doi.org/10.1002/jmv.25689

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Torres, M. de S., Marinho, P. C., Da Silva, R. L., ALVES, V. H. L., Macedo, S. O. S. F. de, & Resende, G. C. (2023). Promoção de saúde mental no ensino superior no norte do Brasil na pandemia da COVID-19. Perspectivas Em Psicologia, 26. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/65567