Tríade cognitiva e crenças centrais no Children Apperception Test (CAT) em filha de pai alcoolista

Autores

  • Renata Ferrarez Fernandes Lopes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Larissa Hippólito Carvalho Maia Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Maria Clara Ferrarez Fernandes Lopes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-50598

Palavras-chave:

Children Apperception Test, abuso de álcool, criança, abordagem cognitivo-comportamental

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar um protocolo de avaliação cognitivo- comportamentalutilizando o Children Apperception Test (versão Animal e versão Humana), o Baralho dosProblemas e o Baralho das Emoções, a fim de identificar problemas no controle dos impulsospresentes no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e a natureza darelação de criança portadora de TDAH com as figuras parentais, quando uma delas é alcoolista.Para isso realizou-se um estudo de caso único exploratório, no qual na fase de avaliação foramaplicados o CAT-H, o CAT-A, o Baralho dos Problemas e o Baralho das Emoções em uma criança com 8 anos, cujo pai era alcoolista. A análise dos resultados foi feita com base emestatísticas descritivas do desempenho da criança no Baralho dos Problemas - predominânciade sinais e sintomas de hiperatividade (90%) e ansiedade (90%) - e no Baralho das Emoções- teimosia (30%); desgostar (20%) e tristeza (30%). Comparou-se, ainda, o desempenho dacriança no CAT-A com os temas apresentados pelo grupo normativo de sua faixa etária descritono manual do teste. Foi realizada uma prova de concordância para categorias de crenças centrais(Kappa=0,81) e elementos da tríade cognitiva (Kappa= 0,87) observadas nas narrativas obtidasno CAT-A e CAT-H. Este estudo de caso permitiu verificar que o CAT-A e CAT-H, embora produzam histórias diferentes da perspectiva de seu conteúdo narrativo, avaliaram igualmente crenças centrais ligadas ao desamor, desamparo e desvalor, além de viabilizarem a verificaçãode aspectos da tríade cognitiva: visão de si revelando uma autoestima rebaixada, e uma visãodo outro como alguém crítico. Esses instrumentos parecem auxiliar na conceitualização decaso numa perspectiva cognitivo-comportamental de crianças com sintomas externalizantesligados ao TDAH, especialmente em um contexto de conflito familiar relacionado ao abuso de álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia e formação de psicóloga pela Universidade de São Paulo (1993) e graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2014), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Larissa Hippólito Carvalho Maia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Formada no Curso de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica Suad Haddad de Andrade - Ribeirão Preto(SP).

Maria Clara Ferrarez Fernandes Lopes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Ferrarez Fernandes Lopes, R. ., Hippólito Carvalho Maia, L. ., & Ferrarez Fernandes Lopes, M. C. . (2019). Tríade cognitiva e crenças centrais no Children Apperception Test (CAT) em filha de pai alcoolista. Perspectivas Em Psicologia, 23(1). https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-50598