O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UFG E A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Orenito Simão Borges Júnior UFG - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
  • Silva Rocha UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Roselma Lucchese UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Ivânia Vera UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Paulo Alexandre de Castro UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Palavras-chave:

Educação Superior, Interiorização, Políticas Públicas

Resumo

Depois da interiorização, veio o processo de expansão na Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), que proporcionou a criação de novos cursos e o aumentando do número de vagas. Para analisar o indicador desses processos, desenvolveu-se esta pesquisa em linha descritiva exploratória, para compreender a condição sob a qual se fundamenta a interiorização no ensino superior em Goiás. Apesar do ensino superior em Goiás continuar centralizado,o acesso a alunos de cidades/regiões distantes, ainda existe. Destaca-se a importância da criação do curso de graduação em enfermagem para este processo, por contribuir com o desenvolvimento regional e melhoria dos indicadores sociais, apesar de encontrar em sua criação vários desafios que são intrínsecos ao processo.

Biografia do Autor

  • Orenito Simão Borges Júnior, UFG - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
    Curso de Farmácia
  • Silva Rocha, UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
    Curso de Enfermagem
  • Roselma Lucchese, UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
    Curso de Pós-Graduação Nível Mestrado Profissional em Gestão Organizacional
  • Ivânia Vera, UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
    Curso de Enfermagem
  • Paulo Alexandre de Castro, UFG/RC - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
    Curso de Física

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UFG E A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM. (2015). Perspectivas Em Psicologia, 19(1). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30182