TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Briana Manzan Reis Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Aline Stéfani Boaventura Motoki Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Walter Mariano de Faria Silva Neto Universidade de Uberaba - UNIUBE

Palavras-chave:

transtorno de estresse pós-traumático, TEPT, abordagens psicológicas aliadas ao tratamento, medicamentos utilizados, bibliometria.

Resumo

Estudos sobre diagnóstico e tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em Psicologia Clínica, aliados com outras áreas de conhecimento são uma necessidade para a atuação do psicólogo. Este estudo objetiva conhecer aspectos do TEPT, por meio da literatura brasileira, mais especificamente: tipos de pesquisa; revistas que publicam; instrumentos utilizados no diagnóstico; formas de tratamento presentes nas abordagens psicoterápicas e nos tipos de medicamentos utilizados. Para tanto, foi feito um estudo bibliométrico na base de dados SCIELO. Aponta-se a necessidade de ampliar as bases de dados e mapear os grupos de pesquisa que estudam o tema para subsidiar a prática profissional do psicólogo e sua relação com áreas afins, como a Psiquiatria, onde se concentram a maior parte dos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Briana Manzan Reis, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Curso de Psicologia

Aline Stéfani Boaventura Motoki, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Curso de Psicologia

Walter Mariano de Faria Silva Neto, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Curso de Psicologia

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Reis, B. M., Motoki, A. S. B., & Silva Neto, W. M. de F. (2013). TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Perspectivas Em Psicologia, 17(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28355