Psicoterapia psicanalítica com família surdo-ouvinte:

relato de experiência em um estágio profissionalizante

Autores/as

  • Miriam Tachibana Universidade Federal de Uberlândia
  • Brunna Pereira Moreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Gonçalves Alves Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

surdez, relações mãe-filho, inclusão social

Resumen

No presente trabalho, objetivamos apresentar um relato de experiência em que uma família surdo-ouvinte foi acompanhada em psicoterapia no contexto de um estágio profissionalizante. Os atendimentos, psicanaliticamente orientados, ocorreram semanalmente, ao longo de um ano letivo, na clínica-escola de uma universidade no interior de Minas Gerais. A partir do relato dessa experiência, foi possível tecer reflexões clínico-teóricas sobre a dinâmica violenta desse grupo familiar e sobre a dinâmica dos atendimentos clínicos realizados com a família, que, por sua vez, descortinam a necessidade de a Psicologia clínica ser revisitada e ampliada, seja em relação à criação de enquadres clínicos diferenciados, seja na acepção de um indivíduo menos universal e mais contextualizado às questões culturais, vislumbrando práticas clínicas não fragmentadas e inclusivas.

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Biografía del autor/a

Brunna Pereira Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Psicóloga clínica em consultório privado. 

Laura Gonçalves Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Psicóloga clínica em consultório privado. 

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Tachibana, M., Pereira Moreira, B., & Gonçalves Alves, L. (2023). Psicoterapia psicanalítica com família surdo-ouvinte: : relato de experiência em um estágio profissionalizante. Perspectivas Em Psicologia, 26(2), 1–23. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/67857

Número

Sección

Dossiê: Clínica ampliada